Professores de educação física de oito Diretorias Regionais de Educação (DREs) participam, a partir desta semana, de oficinas das modalidades esportivas handebol voleibol. Os encontros são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Unidade Técnica Executiva de Desporto, Cultura e Arte.

Conforme o diretor de Esportes da Seduc, Clay Marinângelo Miranda Rios, um dos objetivos é engajar os estudantes na participação de atividades esportivas, como os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets).

“Depois de analisarmos as participações dos estudantes nos Jets em edições anteriores, vimos a necessidade de promover oficinas pedagógicas para auxiliar na ampliação de possibilidades de atuação desportiva nas escolas. A ideia consiste em proporcionar aos professores da rede estadual uma condição de percepção do esporte além da escola, a participação de equipes de treinamento esportivo nas modalidades de handebol voleibol, disponibilizando aos jovens os benefícios que essa prática pode trazer, como melhor desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional”, explicou.

A ideia é fornecer subsídios aos professores de educação física para a elaboração de planos de ensino e aprendizagem, além de fomentar a prática destas modalidades nas escolas tocantinenses.

Gurupi

Gurupi foi a primeira Regional a receber a equipe da Seduc para a formação de handebol. Do dia 17 a 19 de fevereiro, a formação é realizada no Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, com momentos de estudo e fundamentação, e também de vivência motora do handebol.

Para o professor Weliton de Freitas Silva, do Colégio Estadual Cândido Figueira, de Figueirópolis, o momento é importante para incentivar novas práticas esportivas na escola. “Essa formação vai propiciar uma aprendizagem muito grande, para que eu possa levar os conhecimentos para a sala de aula e para a quadra. Estou de olho em tudo, atento às informações e com expectativa até de, quem sabe, ter futuramente um time da escola para representar a cidade nos Jogos Estudantis do Tocantins, por exemplo, e desenvolver essa modalidade pouco conhecida na Regional”.

Robson Aquino, assessor técnico de desporto da DRE, falou da importância da formação. “É uma oportunidade que capacita os professores para o trabalho com alunos de forma mais específica. Aumenta o leque de possibilidades do professor, a gama de movimentos e vivência motora, além de promover a inclusão do aluno através do esporte”, frisou.

Já o professor Sakai Barbosa Leite, da Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva, falou sobre os benefícios da ação. “É um curso que vem nos ajudar, pois irá contemplar, além da formação do aluno, a formação continuada do professor. Também porque incentiva esta modalidade esportiva que não é tão divulgada e colocada em prática nas escolas”, finalizou.

Cronograma

As oficinas de handebol acontecem em Porto Nacional, entre os dias 6 e 8 de março; em Guaraí, de 27 a 30 de março. Já as formações de voleibol serão realizadas entre 6 e 8 de março em Miracema; de 27 a 30 em Tocantinópolis; e de 3 a 5 de abril em Colinas.

Algumas DREs irão receber formações das duas modalidades. Em Arraias entre 13 e 16 de março, e em Pedro Afonso, entre 20 e 24 de março.

Comentários do Facebook