A Casa de Prisão Provisória (CPP) de Guaraí, na região centro-norte do estado, tem 18 presos com diagnóstico do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que administra os presídios, os detentos apresentaram sintomas leves e estão separados dos demais presos. O período de isolamento é de 21 dias.
De acordo com a Seciju, o estado de saúde dos detentos é considerado bom e equipes estão disponíveis para o tratamento e cuidados dos reeducandos. Testes devem ser feitos em todos os presos e servidores da unidade para saber se há novos infectados.
O órgão informou que segue um protocolo em caso de diagnósticos. Os presos com a coronavírus são encaminhados à ala destinada para quarentena. "Durante este período, eles são acompanhados, diariamente, pela equipe técnica de saúde do Sistema Penitenciário".
A Seciju disse que desde o início da pandemia, várias medidas, pautadas nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), estão sendo tomadas para evitar a disseminação da Covid-19 nas unidades prisionais do Tocantins.
Entre elas está o lockdown nos presídios. Apenas 16 unidades podem receber novos presos. A medida começou a valer em maio e terminaria neste mês, mas foi prorrogada pelo Estado até o dia 6 de julho.
Outras medidas são: suspensão de visitas às unidades, destinação de celas de isolamento para os novos presos, protocolos de limpeza e higienização do ambiente, uso obrigatório de máscara dentro das unidades, triagem em servidores, prestadores de serviços e representantes do Judiciário que precisem adentrar às unidades prisionais e contato mínimo entre agentes e reeducandos.
Mín. 23° Máx. 32°