Cinco agentes de execução penal da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas foram diagnosticados com covid-19. A Agência Tocantins recebeu a informação na noite desta sexta-feira, 14, por uma fonte que trabalha na Unidade Prisional. De acordo com a fonte, os servidores apresentaram os sintomas da doença e tiveram as suspeitas confirmadas ao serem submetidos a testes. Afastados das atividades, eles estão cumprindo isolamento domiciliar até que se recuperem.
Estes não foram os primeiros casos confirmados de coronavírus entre os agentes penais do Estado. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou um boletim informando que 41 agentes penais testaram positivo no Tocantins, e que dois deles chegaram a óbito, sendo uma das mortes recentes, de um servidor de Colinas.
Além dos agentes, outras grandes vítimas da doença no Sistema Penitenciário são os detentos. O Governo do Estado confirmou no dia 04 de agosto cerca de 41 casos de coronavírus entre os detentos da Casa de Prisão Provisória de Palmas. Já em relação ao Tocantins, a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju) registrou 288 casos de presos infectados por Covid-19 desde o início da pandemia.
Segundo a Seciju, tanto os detentos, quanto os servidores do Sistema estão realizando o uso contínuo de máscaras e álcool em gel, conforme determina as medidas de segurança das autoridades médicas.
Leia também
CPP de Guaraí tem 13 novos detentos infectados com coronavírus e total chega a 47 na unidade
Mín. 23° Máx. 32°