A Secretaria Municipal de Saúde de Marianópolis do Tocantins, apresentou no últimos dias Boletins Epidemiológicos, que mostra o avanço do combate à pandemia no município.
Até esta quarta – feira (19), a pasta da saúde apresentava 57 casos de coronavírus, 52 já se recuperaram, 17 suspeitos, 21 monitorados, 44 sob isolamento domiciliar, 231 notificados, 158 descartados, 04 sob tratamento domiciliar e 01 óbito registrado. O Boletim Epidemiológico foi atualizado as 20:00 horas desta quarta – feira (19).
As medidas de austeridade tomadas pelo prefeito Isaías Piajem (DEM), tem sido decisiva para conter o avanço da pandemia em Marianópolis do Tocantins, que deixou de ser o epicentro da pandemia na região do Vale do Araguaia, posto agora que pertence a Divinópolis do Tocantins, com 80 casos de covid – 19, registrado até esta quarta- feira (19).
Piajem editou o decreto 045/2020, em 14 de julho de 2020, que restringiu atividades comerciais entre as 21:30 horas e as 05:00 horas da manhã, exceto farmácias, laboratórios, transporte de cargas sobretudo gêneros alimentícios, telecomunicações, serviços de Delivery e postos de combustíveis, desde que não haja o funcionamento das lojas de conveniência no horário supracitado. Os serviços considerados essenciais, não é abrangido pelo decreto 045.
Em outra medida adotada pelo Poder Executivo, foi a aquisição e distribuição de Dispensadores de Álcool em gel, nos prédios públicos e no comércio local, outra atividade que tem sido importante na batalha contra a covid – 19, é a Barreira Sanitária na entrada leste da cidade, e na entrada da do P.A Manchete, e no P.A Piracema, sala exclusiva para pacientes com covid – 19 na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, desinfecção das ruas e do comércio, entre outras ações de conscientização da população para manter o distanciamento social, requisitado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Secretário de Saúde
Em entrevista a nossa reportagem, o Secretário Municipal de Saúde, Edval dos Santos Araújo, falou como a pasta tem enfrentado a pandemia, “fizemos barreiras sanitárias, percebemos os casos aumentando nas segundas - feira, as pessoas iam acampar nos rios e fizemos Barreira Sanitária na entrada da Manchete e no Piracema, pedimos uso obrigatório de máscara, éramos 02 vigilantes e aumentamos para 04. Esse trabalho de casa em casa, ajudou muito, não está aquela maravilha, mas deu uma melhorada”, enfatizou o secretário Edval.
“Temos uma equipe própria para o covid, 02 enfermeiros, 02 médicos, 01 psicólogos, 01 fisioterapeutas e 02 técnico de enfermagem”, ressaltou Araújo.
Prefeito Isaias
O alcaide de Marianópolis do Tocantins, Isaías Piajem (DEM), comentou as atividades de enfrentamento ao novo coronavírus, “Marianópolis foi um do primeiros município no Vale a ter covid, de lá para cá foi feito um trabalho de conscientização, conscientizamos a população de casa em casa, fizemos Barreira Sanitária e isso está surtindo efeito. Fomos o município do Vale que menos recebeu recursos para combate ao covid, e temos aproveitado esses recursos para os investimentos nesse combate (a pandemia)”, disse o Chefe do Poder Executivo.
Apesar do avanço no combate ao coronavírus, é de ressaltar que o Poder Público, o setor privado e a população siga as regras editada pelas autoridades de saúde, para que o município consiga debelar a pandemia.
Mín. 23° Máx. 32°