Está zerado os casos de coronavírus em Marianópolis do Tocantins, na região central do Estado. A informação foi divulgada nesta quinta – feira (08/10/2020), pela Secretaria Municipal de Marianópolis.
Segundo o Boletim Epidemiológico, dos 95 casos confirmados, 90 estão recuperados, 00 caso ativo, 337 notificados, 229 descartados, 04 suspeitos, 00 monitorados, 15 isolamento domiciliar e 05 óbitos
Marianópolis do Tocantins, foi uma das primeiras cidades da região do Vale do Araguaia, a registrar casos de covid – 19. Desde então a municipalidade tomou medidas de enfrentamento a pandemia.
Medida adotadas
O decreto 045/2020, editado em 14 de julho de 2020, restringiu atividades comerciais entre as 21:30 horas e as 05:00 horas da manhã, exceto farmácias, laboratórios, transporte de cargas sobretudo gêneros alimentícios, telecomunicações, serviços de Delivery e postos de combustíveis, desde que não haja o funcionamento das lojas de conveniência no horário supracitado. Os serviços considerados essenciais, não é abrangido pelo decreto 045.
A aquisição e distribuição de Dispensadores de Álcool em gel, nos prédios públicos e no comércio local, foi outra atividade que tem sido importante na batalha contra a covid – 19. Barreira Sanitária na entrada da cidade, e na entrada da do P.A Manchete, no P.A Piracema, sala exclusiva para pacientes com covid – 19 na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina. Além de desinfecção das ruas e do comércio, entre outras ações de conscientização da população para manter o distanciamento social, requisitado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foram primordiais para debelar a pandemia em Marianópolis do Tocantins.
Edival Araújo
Em entrevista a nossa reportagem, o secretário municipal de saúde, Edival Araújo falou sobre o resultado alcançado, “nós temos uma equipe do COE (Centro de Operações de Emergência) que é ligada o tempo inteiro, a nossa Vigilância Sanitária também, tem feito um trabalho muito interessante, que não poderia deixar de agradecer. Agora é não relaxar. Estou muito feliz por zerar esses caso ativos”, comemorou Araújo.
Por fim o titular da pasta da saúde, informou que a equipe da Vigilância Sanitária, já planeja novas operações para evitar uma nova onda da pandemia no município, “na próxima semana, a vigilância nossa já está indo nos assementamentos fazer esse trabalho de casa, em casa, orientar esse pessoal. Usar máscara álcool em gel”, finalizou.
Mín. 21° Máx. 34°