Os desafios para as organizações contemporâneas são gigantescos, já
que a complexibilidade dos métodos de Gestão de Pessoas também são muito
grande, pois a função do departamento de GP é: valorizar pessoas; agregar
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pessoas; remunerar pessoas e varias outras funções também complexas. Com
o avanço da tecnologia, a procura intensiva por qualidade por parte dos
administradores e dos clientes, o departamento de Gestão de Pessoas está
cada vez mais responsáveis com promover o sucesso das organizações.
As corporações perceberam que devem dar mais valor ao capital
humano, pois quem faz a apresentação das empresas são os colaboradores, e
sem os mesmo não existe organização, um depende do outro. Trabalhando
com uma equipe motivada, a empresa cresce tanto em capital quanto em
status, e leva com ela os seus colaboradores.
Gestão de Pessoas é apresentar a demanda por profissionais
capacitados, abrindo as portas da organização para recebê-los e promover o
crescimento dos indivíduos.
2. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Sabe-se que o departamento de pessoal é de total importância para as
empresas, uma vez que são as pessoas que ampliam todos os métodos de
desenvolvimento, tornando as corporações mais concorrentes. Deste modo,
esse trabalho tem como objetivo principal, diagnosticar como são
desenvolvidos os processos de gestão de pessoas nos escritórios de
contabilidade.
2.2 Objetivos Específicos
Constatar os processos de recrutamento e seleção;
Analisar o processo de remuneração de pessoas;
Apresentar o processo de treinamento;
Examinar o processo de manter bons funcionários.
3 PROBLEMÁTICA
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A gestão de pessoas é de total importância dentre de uma organização,
a empresa que consegue ter um departamento de Gestão de Pessoas, passa a
ter um diferencial e ser mais competitiva, mas não são todas as empresas que
conseguem adquirir um setor de GP, às vezes pelo fato de ser pequena e não
ter capital para manter, ou até mesmo por que não se atentaram com as
grandes mudanças repentinas que vêm ocorrendo na atualidade. As técnicas
de gestão de pessoas são aplicadas na prática pelas as organizações?
4 JUSTIFICATIVA
A Gestão de Pessoas é uma das áreas mais comentada e valorizada nas
organizações atuais, realizando o atendimento com atenção e eficácia. Contudo
os colaboradores se sentirão mais valorizado e satisfeito, este é um dos
primeiro passo para o desenvolvimento das empresas e dos contribuintes que
dela fazem parte. O beneficio em investir nas pessoas são produtos e
prestação de serviços diferenciado e com qualidade. Sabe-se que para ajudar
a empresa, primeiro temos que ter a percepção dos problemas, com isso à
organização poderá se adequar no mercado.
5. REFERENCIAL TEÓRICO
5.1 O método de Agregar Pessoas.
Agregar pessoas significa abrir as portas da empresa, consubstanciando
e apresentando sua demanda por profissionais qualificados no mercado de
trabalho, de acordo com Chiavenato (2010, Pág. 100) o processo de agregar
constitui as rotas de ingresso das pessoas na organização.
5.1.1 Recrutamento
Pode-se dizer que recrutar é a forma de atrair candidatos potencialmente
qualificados para ocupar vagas ociosas nas empresas, bem como referência
Chiavenato (2010, Pág.114) dizendo que corresponde ao processo pelo qual a
organização atrai candidatos para o RH, para abastecer seu processo seletivo.
Já para (Maria Alice P. Moura e Claro, Daniele Cristine Mickel) Gestão de
Pessoas 2009 Pag. 05. O recrutamento é quando a organização divulga e
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comunica oportunidades de emprego e atrai os candidatos em potencial para o
processo seletivo.
5.1.1.1 Recrutamento interno
Fica mais barato para a empresa e mais rápido e é realizado dentro da
organização, através de promoção ou transferência. Segundo Chiavenato
(2010, Pág 114), recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão
trabalhando dentro da organização – isto é, colaboradores – para promovê-los
ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras.
5.1.1.2 Recrutamento externo
É a procura de profissionais através de seleção fora da empresa, ou
seja, novos colaboradores que tenha um potencial a altura da necessidade do
cargo. De acordo com (Maria Alice P. Moura e Claro, Daniele Cristine Mickel)
Gestão de Pessoas 2009 Pag. 06. O recrutamento externo pode ocorrer por
intermédio de anúncios, agência de recrutamento, escolas e universidades,
cartas casuais de candidatos, banco de dados de candidatos, sindicatos e
associações de classe, tabuletas, propagandas, murais, indicações,
intercâmbio entre empresas, transferências, arquivos, rádio e televisão,
congressos e convenções, associações religiosas e culturais. Esta forma de
recrutamento tem como vantagens a pré-seleção, a possibilidade de renovar o
ambiente e o investimento em novos talentos.
5.1.2 Seleção de Pessoas
Método usado pela as corporações para agregar pessoa recrutada e
habilitadas e que tenha característica para exercer cargos disponíveis dentro
das organizações. Segundo Chiavenato (2010, pág. 133), Seleção é um
processo decisório baseado em dados confiáveis para agregar talentos e
competências capazes de contribuir no longo prazo para o sucesso das
organizações.
5.2 Recompensando Pessoas
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Podemos dizer que são os Processos utilizados para motivar e incentivar
as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais. Nesse processo
podemos encontrar as atividades de remuneração e benefícios.
5.2.1 Remuneração
São os métodos utilizados pelas as organizações para realizar o
pagamento dos colaboradores pelos serviços prestados, seja ele mensal ou em
forma de horas extras. Segundo Lucia Regina Bolson Loebler (2010, pág. 3),
Ao analisarmos remuneração devemos primeiramente detalhar o componente
salarial. O salário é o parâmetro contratual estabelecido entre as partes. Já de
acordo com Chiavenato (2010, Pág. 279), Ninguém trabalha de graça. Como
parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com o
trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seus conhecimentos e
habilidades desde que receba uma atribuição adequada.
5.2.2 Programas de Incentivos
Os incentivos salariais, de acordo com Chiavenato (2010, Pág. 312), são
programas desenvolvidos para recompensar aqueles funcionários que tiveram
bom desempenho e alcançaram os objetivos traçados. Podem ser: bônus,
participação nos resultados, e outros. Já de acordo com Cíntia Ferreira
Amaral1 e Annévia Palhares Vieira Diniz Oliveira2, o plano de incentivos
aproxima os funcionários da empresa, de forma que eles se identifiquem com o
objetivo que a organização tem de obter lucro e aumentem a produtividade e
diminuam os desperdícios.
Os programas de incentivos são realizados em forma de prêmios para
aumentar o alto estima dos colaboradores, e também para que o mesmo possa
participar dos lucros das empresas fazendo com que eles se sintam
incentivados para aumentar a produção das organizações.
5.2.3 Benefícios e serviços
Um dos principais motivos para elaborar esse plano de benefícios dentro
das empresas é para proporcionar aos indivíduos melhorias nas suas
necessidades mais superioras, fazendo com que as pessoas se desliguem das
preocupações pessoais, assim podendo ser mais produtivo para as
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organizações. , bem como referenda Chiavenato (2010, Pág. 340), os
benefícios e serviços oferecidos aos colaboradores visam a satisfazer vários
objetivos individuais, econômicos e sociais.
5.3 Desenvolvendo Pessoas
Para a organização que se preocupa com a rentabilidade dos
colaboradores, contratar novos funcionários não é o bastante, a empresa tem
que se empenhar para que ele possa ter a capacidade de realizar suas
atividades lhe propostas com o Máximo de eficácia. Contudo as organizações
devem proporcionar treinamento e desenvolver habilidades nelas confiadas.
5.3.1 Treinamento
Para Chiavenato (2010, Pág. 367) treinamento é o processo educacional
de curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizado, por meio de
quais as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e competências em
função de objetivos previamente definidos. Já para Carvalho A. V. e
Nascimento L. P. DO (2004, pag. 173) Treinamento é o que caracteriza o
dinamismo do processo de capacitação é a sua versatilidade de poder atuar
sobe diferentes formas com vista à consecução de metas previamente
estabelecidas. Portanto treinar uma pessoa que está iniciando suas atividades
na corporação é fundamental para o bom desempenho da mesma, pois é no
treinamento que o indivíduo conhece realmente a organização, bem como: a
sua missão, valores, visão, produtos ou serviços e suas regras.
5.3.2 Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações
Para que uma organização se desenvolva é necessário que as pessoas
que atuem nela sigam o mesmo ritmo. Quando uma pessoa adquire um novo
conhecimento, competência ou habilidade ela está se desenvolvendo e
expandindo a sua carreira, com isso a empresa em que ela atua também
recebe um benefício o desenvolvimento, pois o capital humano será mais
valorizado e também mais precioso. De acordo com Chiavenato (2010, Pág,
430), Existem métodos de desenvolvimento de pessoas relacionadas com o
cargo atual e fora do cargo, além do desenvolvimento de carreiras e dos
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programas de trainees. Contudo o Treinamento e o desenvolvimento requerem
esforços maiores do DO (Desenvolvimento Organizacional).
5.4 Mantendo Pessoas
O processo de manter os colaboradores nas organizações se inicia com
a preocupação com o bem estar dos indivíduos fora e dentro das corporações,
para que isso proporcione um ambiente físico, psicológico e social de trabalho
agradável e seguro. Segundo Chiavenato (2010, Pág. 436) A manutenção de
pessoas exige um conjunto de cuidados especiais, entre os quais sobressaem
os estilos da gerencia, as relações com empregados e os programas de
higiene e segurança do trabalho que asseguram a qualidade de vida na
organização.
5.4.1 Relações com Empregados
Em geral as pessoas ao serem subordinados a outros, elas imaginam
que existe uma barreira entre patrão e funcionários e este tipo de sentimento
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