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Opinião: Gestão de Pessoas

Sabe-se que o departamento de pessoal é de total importância para as empresas

09/10/2020 às 01h45 Atualizada em 09/10/2020 às 02h02
Por: Edson Gilmar Fonte: Raimunda Pereira Campos
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Raimunda pereira Campos é a autora do artigo - Foto: Arquivo Pessoal
Raimunda pereira Campos é a autora do artigo - Foto: Arquivo Pessoal

 

Os desafios para as organizações contemporâneas são gigantescos, já

que a complexibilidade dos métodos de Gestão de Pessoas também são muito

grande, pois a função do departamento de GP é: valorizar pessoas; agregar

 

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pessoas; remunerar pessoas e varias outras funções também complexas. Com

o avanço da tecnologia, a procura intensiva por qualidade por parte dos

administradores e dos clientes, o departamento de Gestão de Pessoas está

cada vez mais responsáveis com promover o sucesso das organizações.

As corporações perceberam que devem dar mais valor ao capital

humano, pois quem faz a apresentação das empresas são os colaboradores, e

sem os mesmo não existe organização, um depende do outro. Trabalhando

com uma equipe motivada, a empresa cresce tanto em capital quanto em

status, e leva com ela os seus colaboradores.

Gestão de Pessoas é apresentar a demanda por profissionais

capacitados, abrindo as portas da organização para recebê-los e promover o

crescimento dos indivíduos.

2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral

Sabe-se que o departamento de pessoal é de total importância para as

empresas, uma vez que são as pessoas que ampliam todos os métodos de

desenvolvimento, tornando as corporações mais concorrentes. Deste modo,

esse trabalho tem como objetivo principal, diagnosticar como são

desenvolvidos os processos de gestão de pessoas nos escritórios de

contabilidade.

 

2.2 Objetivos Específicos

 Constatar os processos de recrutamento e seleção;

 Analisar o processo de remuneração de pessoas;

 Apresentar o processo de treinamento;

 Examinar o processo de manter bons funcionários.

 

3 PROBLEMÁTICA

 

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A gestão de pessoas é de total importância dentre de uma organização,

a empresa que consegue ter um departamento de Gestão de Pessoas, passa a

ter um diferencial e ser mais competitiva, mas não são todas as empresas que

conseguem adquirir um setor de GP, às vezes pelo fato de ser pequena e não

ter capital para manter, ou até mesmo por que não se atentaram com as

grandes mudanças repentinas que vêm ocorrendo na atualidade. As técnicas

de gestão de pessoas são aplicadas na prática pelas as organizações?

 

4 JUSTIFICATIVA

A Gestão de Pessoas é uma das áreas mais comentada e valorizada nas

organizações atuais, realizando o atendimento com atenção e eficácia. Contudo

os colaboradores se sentirão mais valorizado e satisfeito, este é um dos

primeiro passo para o desenvolvimento das empresas e dos contribuintes que

dela fazem parte. O beneficio em investir nas pessoas são produtos e

prestação de serviços diferenciado e com qualidade. Sabe-se que para ajudar

a empresa, primeiro temos que ter a percepção dos problemas, com isso à

organização poderá se adequar no mercado.

 

5. REFERENCIAL TEÓRICO

5.1 O método de Agregar Pessoas.

Agregar pessoas significa abrir as portas da empresa, consubstanciando

e apresentando sua demanda por profissionais qualificados no mercado de

trabalho, de acordo com Chiavenato (2010, Pág. 100) o processo de agregar

constitui as rotas de ingresso das pessoas na organização.

 

5.1.1 Recrutamento

Pode-se dizer que recrutar é a forma de atrair candidatos potencialmente

qualificados para ocupar vagas ociosas nas empresas, bem como referência

Chiavenato (2010, Pág.114) dizendo que corresponde ao processo pelo qual a

organização atrai candidatos para o RH, para abastecer seu processo seletivo.

Já para (Maria Alice P. Moura e Claro, Daniele Cristine Mickel) Gestão de

Pessoas 2009 Pag. 05. O recrutamento é quando a organização divulga e

 

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comunica oportunidades de emprego e atrai os candidatos em potencial para o

processo seletivo.

 

5.1.1.1 Recrutamento interno

Fica mais barato para a empresa e mais rápido e é realizado dentro da

organização, através de promoção ou transferência. Segundo Chiavenato

(2010, Pág 114), recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão

trabalhando dentro da organização – isto é, colaboradores – para promovê-los

ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras.

 

5.1.1.2 Recrutamento externo

É a procura de profissionais através de seleção fora da empresa, ou

seja, novos colaboradores que tenha um potencial a altura da necessidade do

cargo. De acordo com (Maria Alice P. Moura e Claro, Daniele Cristine Mickel)

Gestão de Pessoas 2009 Pag. 06. O recrutamento externo pode ocorrer por

intermédio de anúncios, agência de recrutamento, escolas e universidades,

cartas casuais de candidatos, banco de dados de candidatos, sindicatos e

associações de classe, tabuletas, propagandas, murais, indicações,

intercâmbio entre empresas, transferências, arquivos, rádio e televisão,

congressos e convenções, associações religiosas e culturais. Esta forma de

recrutamento tem como vantagens a pré-seleção, a possibilidade de renovar o

ambiente e o investimento em novos talentos.

 

5.1.2 Seleção de Pessoas

Método usado pela as corporações para agregar pessoa recrutada e

habilitadas e que tenha característica para exercer cargos disponíveis dentro

das organizações. Segundo Chiavenato (2010, pág. 133), Seleção é um

processo decisório baseado em dados confiáveis para agregar talentos e

competências capazes de contribuir no longo prazo para o sucesso das

organizações.

5.2 Recompensando Pessoas

 

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Podemos dizer que são os Processos utilizados para motivar e incentivar

as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais. Nesse processo

podemos encontrar as atividades de remuneração e benefícios.

5.2.1 Remuneração

São os métodos utilizados pelas as organizações para realizar o

pagamento dos colaboradores pelos serviços prestados, seja ele mensal ou em

forma de horas extras. Segundo Lucia Regina Bolson Loebler (2010, pág. 3),

Ao analisarmos remuneração devemos primeiramente detalhar o componente

salarial. O salário é o parâmetro contratual estabelecido entre as partes. Já de

acordo com Chiavenato (2010, Pág. 279), Ninguém trabalha de graça. Como

parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com o

trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seus conhecimentos e

habilidades desde que receba uma atribuição adequada.

5.2.2 Programas de Incentivos

Os incentivos salariais, de acordo com Chiavenato (2010, Pág. 312), são

programas desenvolvidos para recompensar aqueles funcionários que tiveram

bom desempenho e alcançaram os objetivos traçados. Podem ser: bônus,

participação nos resultados, e outros. Já de acordo com Cíntia Ferreira

Amaral1 e Annévia Palhares Vieira Diniz Oliveira2, o plano de incentivos

aproxima os funcionários da empresa, de forma que eles se identifiquem com o

objetivo que a organização tem de obter lucro e aumentem a produtividade e

diminuam os desperdícios.

Os programas de incentivos são realizados em forma de prêmios para

aumentar o alto estima dos colaboradores, e também para que o mesmo possa

participar dos lucros das empresas fazendo com que eles se sintam

incentivados para aumentar a produção das organizações.

5.2.3 Benefícios e serviços

Um dos principais motivos para elaborar esse plano de benefícios dentro

das empresas é para proporcionar aos indivíduos melhorias nas suas

necessidades mais superioras, fazendo com que as pessoas se desliguem das

preocupações pessoais, assim podendo ser mais produtivo para as

 

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organizações. , bem como referenda Chiavenato (2010, Pág. 340), os

benefícios e serviços oferecidos aos colaboradores visam a satisfazer vários

objetivos individuais, econômicos e sociais.

5.3 Desenvolvendo Pessoas

Para a organização que se preocupa com a rentabilidade dos

colaboradores, contratar novos funcionários não é o bastante, a empresa tem

que se empenhar para que ele possa ter a capacidade de realizar suas

atividades lhe propostas com o Máximo de eficácia. Contudo as organizações

devem proporcionar treinamento e desenvolver habilidades nelas confiadas.

5.3.1 Treinamento

Para Chiavenato (2010, Pág. 367) treinamento é o processo educacional

de curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizado, por meio de

quais as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e competências em

função de objetivos previamente definidos. Já para Carvalho A. V. e

Nascimento L. P. DO (2004, pag. 173) Treinamento é o que caracteriza o

dinamismo do processo de capacitação é a sua versatilidade de poder atuar

sobe diferentes formas com vista à consecução de metas previamente

estabelecidas. Portanto treinar uma pessoa que está iniciando suas atividades

na corporação é fundamental para o bom desempenho da mesma, pois é no

treinamento que o indivíduo conhece realmente a organização, bem como: a

sua missão, valores, visão, produtos ou serviços e suas regras.

5.3.2 Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações

Para que uma organização se desenvolva é necessário que as pessoas

que atuem nela sigam o mesmo ritmo. Quando uma pessoa adquire um novo

conhecimento, competência ou habilidade ela está se desenvolvendo e

expandindo a sua carreira, com isso a empresa em que ela atua também

recebe um benefício o desenvolvimento, pois o capital humano será mais

valorizado e também mais precioso. De acordo com Chiavenato (2010, Pág,

430), Existem métodos de desenvolvimento de pessoas relacionadas com o

cargo atual e fora do cargo, além do desenvolvimento de carreiras e dos

 

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programas de trainees. Contudo o Treinamento e o desenvolvimento requerem

esforços maiores do DO (Desenvolvimento Organizacional).

5.4 Mantendo Pessoas

O processo de manter os colaboradores nas organizações se inicia com

a preocupação com o bem estar dos indivíduos fora e dentro das corporações,

para que isso proporcione um ambiente físico, psicológico e social de trabalho

agradável e seguro. Segundo Chiavenato (2010, Pág. 436) A manutenção de

pessoas exige um conjunto de cuidados especiais, entre os quais sobressaem

os estilos da gerencia, as relações com empregados e os programas de

higiene e segurança do trabalho que asseguram a qualidade de vida na

organização.

5.4.1 Relações com Empregados

Em geral as pessoas ao serem subordinados a outros, elas imaginam

que existe uma barreira entre patrão e funcionários e este tipo de sentimento

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