O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, realizou na noite desta segunda-feira (18) uma coletiva de imprensa no Laboratório Central do Estado (Lacen) para apresentar o plano logístico para a vacinação da população no Tocantins.
Após apresentar o Plano de Imunização, o Governo do Estado realizou as primeiras aplicações da vacina no Tocantins. Aos 52 anos, Edileuza Ferreira, enfermeira lotada no Hospital Regional de Gurupi (HRG), foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o Coronavírus.
Pertencente ao grupo de risco, Jocilia Tito, de 50 anos, foi a segunda cidadã a ser vacinada no Estado. Jocilia é técnica de enfermagem no Hospital Geral de Palmas (HGP).
E representando a população indígena do Tocantins, José Rolando foi o terceiro vacinado pelo Governo. Da Etnia Xerente, José possui 30 anos e vive na aldeia Funil, em Tocantínia.
Durante a coletiva o Governador Mauro Carlesse comentou sobre a chegada da vacina ao Estado. "Todos sabem das dificuldades que o nosso Estado têm passado, mas em nenhum momento nós deixamos de trabalhar. Eu sempre disse que nós estaríamos entre os primeiros estados a vacinar a população; esse era um compromisso nosso com o Ministério da Saúde. E agora estamos aqui abrindo o cronograma de vacinação com os nossos amigos de Gurupi, Palmas e Tocantínia", disse.
As 44 mil doses da vacina que chegaram nesta segunda-feira correspondem a 10% da imunização no Tocantins e serão destinadas nesta primeira etapa aos cidadãos do grupo de risco, indígenas e profissionais da saúde.
Coletiva de imprensa
Estiveram presentes no evento a prefeita de Gurupi, Josi Nunes; a deputada estadual Luana Ribeiro; o secretário de Comunicação do Estado, Élcio Mendes; a superintendente da Polícia Federal do Tocantins, Amanda Mendina; e o representante da Segurança Pública e Corpo de Bombeiros.
Mín. 21° Máx. 34°