O prefeito de Araguacema - Tocantins, Marcos Vinicio, o Marquinho (MDB), acompanhou o ínicio da campanha de vacinação contra a covid – 19, na tarde desta sexta – feira (22), na Unidade Básica de Saúde de Araguacema. 32 profissionais da saúde, foram os primeiros a serem imunizados com a vacina, dentre os 107 funcionários da linha de frente do enfrentamento a covid – 19. A primeira pessoa a tomar a dose da CoronaVac, foi a enfermeira Adriane Cândido.
O Diretor do Hospital e enfermeiro Pedro Cláudio, foi o segundo a tomar a dose. Foram vacinados ainda os médicos, Dr. Maurício e Dr. Danilo Alencar.
Prefeito Marquinho
O prefeito Marquinho, fez questão de estar presente, na Unidade Básica, com a equipe de secretários, para acompanhar o inicio da campanha de vacinação contra a covid - 19.
"Esperança que se renova”
Em entrevista a nossa reportagem, o Chefe do Paço Municipal falou em esperança com o início da imunização, “Recebemos com uma expectativa boa uma esperança que se renova, diante desta doença tão cruel que vem separando famílias. Ao mesmo tempo apreensivo, porque no nosso município só recebemos 32 doses da vacina, isso representa apenas 34% dos nossos funcionários da saúde que estão no enfrentamento direto da covid 19. Então essa escolha foi muito difícil também, pois ficaram muitos de fora ainda, sem contar o restante da população”, disse o jovem dirigente.
"Venceremos este mal”
O líder do Palácio das Andorinhas, mostrou ainda mais otimismo, com a possibilidade de em breve a saúde pública, do município receber o quantitativo das doses suficiente para estender a toda população, “é o início de um ciclo de esperança que nos anima, com expectativa de dentre em breve vencermos este mal e voltarmos à normalidade das nossas atividades. É só o início, temos que nos cuidar, mas já estivemos mais distante, agora é só contar com a ciência e a habilidade política de nossos líderes, para que a população seja toda imunizada, o mais rápido possível”, pontuou o político.
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Araguacema – TO, e da Secretaria Estadual de Saúde, estão realizando treinamentos e planejando as próximas fases de imunização. Isso não significa o relaxamento das medidas sanitárias. A coronavac leva até 01 mês para desenvolver anticorpos, que imuniza o organismo contra a doença. O momento ainda é de atenção redobrada. A orientação é para a comunidade evitar aglomerações, usar máscaras, higienizar bem as mãos e seguir os protocolos do Decreto municipal.
Mín. 21° Máx. 34°