O Governo do Tocantins informou na noite desta segunda-feira (8) que oito dos 17 pacientes vindos de Manaus e internados em Palmas receberam alta. Destes, seis embarcarão de volta ao Amazonas nesta terça-feira (9) e os outros dois devem deixar o Tocantins nos próximos dias. Um paciente que veio com o grupo morreu na semana passada. Os outros permanecem em observação no Hospital Estadual de Combate à Covid ou no Hospital Geral de Palmas.
O governo divulgou o nome de apenas dois dos oito pacientes que tiveram alta. Eles são o agente de portaria Francisco Marcos de Souza, de 52 anos e o mecânico Ginandro Colares de Souza. Os nomes deles constam em uma reportagem elaborada pela equipe de comunicação do governo em que eles agradecem o atendimento recebido em Palmas.
O secretário de saúde do Tocantins, Edgar Tollini, comemorou a alta dos pacientes. "Além de cuidarmos da nossa população, sem transferir um único paciente para outro Estado desde o início da pandemia, conseguimos agora oferecer um tratamento rápido e resolutivo aos usuários do SUS, residentes em Manaus, que precisaram deste suporte em um momento de crise. Isso nos orgulha e mostra que nossos esforços estão gerando bons resultados", disse ele.
A transferência de pacientes do Amazonas para outros estados ocorre por causa do colapso da rede de saúde. Os 17 pacientes vindos de Manaus chegaram em Palmas no dia 31 de janeiro.
Mín. 21° Máx. 34°