A Secretaria Municipal de Saúde de Abreulândia promoveu nesta quinta-feira, 11, uma capacitação com os Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE). O evento aconteceu na Academia da Saúde, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). A ministrante da capacitação foi a médica veterinária de Abreulândia, Ana Kacia.
O tema abordado foi a prevenção e combate a Leishmaniose Visceral canina (Calazar). “A leishmaniose visceral ou calazar é considerada uma zoonose, já que ocorre tanto em animais domésticos, selvagens e também em seres humanos. E trata-se de uma doença grave em cães e letal em humanos se não tratada. Por isso a importância do combate e da prevenção”, comentou a veterinária.
Os agentes foram orientados sobre as medidas de prevenção e combate à doença nos cães. Foi também frisado que o acesso de informação na zona rural é mais difícil e que, assim, esses profissionais capacitados poderão repassar informações sobre animais suspeitos durante as visitas de rotina. “Desta forma poderemos atuar e tomar as providências necessárias, através de visitas e realização de exames nesses animais considerados suspeitos”, conclui a veterinária Ana Kacia.
Mín. 21° Máx. 34°