Com foco na garantia da saúde no Sistema Penal do Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da gestão da Unidade Penal de Miracema, firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde a fim de realizar testes para detecção do novo Coronavírus. Os trabalhos de testagem foram realizados nesta quinta-feira, 25, e atenderam 135 pessoas entre servidores e pessoas privadas de liberdade na Unidade.
A iniciativa faz parte do Plano de Contenção contra a Covid-19 e o superintendente de administração dos sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes Alves, explicou “temos de ser implacáveis na luta contra o vírus. Levaremos atendimentos como este que está acontecendo na Unidade Penal de Miracema, a todas as demais do Estado. Ressalto aqui também o nosso apelo para que todos possam colaborar conosco em prol desta causa, seja com parcerias ou com a adesão aos protocolos de cuidado com a saúde”, afirmou.
O diretor da Unidade, Gutembergi Gomes, ressaltou que a iniciativa surgiu a partir de reunião entre a direção da Unidade Penal de Miracema e o gestor da Secretaria Municipal de Saúde em função do momento crítico gerado pela nova onda de contaminação pela Covid-19 no País. “Essa é uma das muitas medidas que tomamos desde o anúncio da Pandemia, como suspensão de visitas, audiências e consulta com advogados por videoconferência e o uso constante de álcool em gel e máscara”, resumiu.
O custodiado J.L., de 40 anos, disse que a testagem é importante, pois transmite mais segurança entre todos os reeducandos. “Eu gostaria de dizer que a testagem deixa não somente eu, mas todos aqui mais tranquilos e com uma sensação de que estamos recebendo cuidados. Estou tranquilo e agradecido com a oportunidade”, finalizou.
Mín. 21° Máx. 23°