A Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde de Abreulândia promoveram nesta segunda-feira, 05, uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O encontro aconteceu na sala da Academia da Saúde e contou com a presença do prefeito Manoel Moura (PT), do vice-prefeito Eldison Cunha (MDB), do secretário de Saúde Silvio Montelo, diretor de Saúde Círio Pires e do assessor especial Mateus Evangelista. O evento também foi para entregar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para cada agente.
No kit de materiais está incluso 1 tablet, 1 chapéu, 1 (uma) mochila e 2 (duas) camisetas de uniforme. A obtenção desses materiais foi através do fundo próprio da Secretaria de Saúde. Segundo o secretário de Saúde, a aquisição do material foi para auxiliar e facilitar o trabalho dos agentes. “A saúde fez essa aquisição com intuito de facilitar a ‘vida’ dos agentes de saúde na obtenção das informações necessárias que a Saúde precisa. É um meio mais prático”, disse Silvio.
O Chefe do Poder Executivo, que esteve presente na entrega dos materiais ressaltou sobre a importância do equipamento e sobretudo da capacitação. “É sempre necessário e importante estarmos em busca do aperfeiçoamento e capacitação em qualquer função que desempenhamos, e na área da saúde é mais fundamental ainda. Adquirimos estes materiais para ajudar no trabalho dos Agentes e esperamos que realmente sejam de grande utilidade para cada um deles”, comentou Manoel.
Logo após a entrega os agentes tiveram instruções de como manusear o tablet e o sistema que irão utilizar no trabalho. Também foi realizado a capacitação dom duração de total de 8 horas para a equipe dos agentes e 8 horas para os profissionais da saúde. O ministrante foi o Enfermeiro especialista em Sistema de Informação, Gladston Evangelista, de Palmas.
“A capacitação com os ACSs foi para capacitá-los sobre o sistema E-sus, que eles já trabalham, foi abordado também cadastramento individual, cadastramento domiciliar, inconsistências de cadastros e atualizações dos cadastros. Já para os profissionais da Saúde foi falado sobre Sistema de informação PEC, Previne Brasil e também aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais”, afirmou a enfermeira coordenadora da ESF, Cleidiane Leal.
Mín. 21° Máx. 23°