O Secretário Municipal de Saúde Arllérico André, tem adotado estratégia de trabalho acompanhando de perto os estabelecimentos e as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O gestor da pasta vem acompanhado in loco a assistência em saúde, no intuito de identificar os pontos que merecem maior atenção da gestão, bem como verificar a atuação das equipes que prestam assistência na Atenção Básica, em especial as UBS’s e a Unidade Sentinela de Atendimento à Covid-19.
Arllérico André, reforça que a Saúde Municipal está atenta nos cuidados à população. "Dentre esses atendimentos, temos tratado com atenção o enfrentamento a Covid-19, onde ampliamos o horário da Unidade Sentinela, das 06 às 23h e aumentamos os recursos humanos, com a contratação inclusive de mais médicos".
Diferença no Atendimento
Na Unidade Sentinela de Atendimento a Covid-19, os atendimentos são feitos conforme a classificação de risco. Ao dar entrada na unidade, o paciente é atendido na recepção e, posteriormente, encaminhado para a sala de triagem, onde um profissional de enfermagem fica responsável por fazer essa escuta e classificação. O profissional ouvirá as queixas do paciente para deliberar o atendimento conforme o seu estado de saúde.
O tratamento ofertado pelo município para covid-19, é na primeira fase, com menor gravidade. Essa conduta segue o que preconiza os protocolos do Ministério da Saúde (MS).
O gestor pontua a necessidade de prevenção por parte da população, adotando sempre as medidas de segurança e higiene. “Lavar as mãos, usar a máscara facial, passar o álcool, manter o distanciamento e evitar as aglomerações”, destaca.
Acompanhamento da conduta clínica
A equipe é orientada a seguir os protocolos instituídos pelo MS, no caso do atendimento médico é importante ressaltar que após avaliação, o profissional definirá o tratamento a seguir, inclusive medicamentoso.
A médica Thaysa Fonseca, acrescenta que os profissionais da saúde estão atuando com zelo. "Após ser consultado, prescrevemos os medicamentos necessários ao paciente com responsabilidade, além de orientar e dar o atestado médico, conforme a necessidade individual e sintomas apresentados pelo paciente", explica.
O município respeita a conduta médica, o profissional é quem irá decidir o que cada paciente tomará de medicamento, conforme avaliação, protocolos e a realização de exames.
Orientações da Vigilância em Saúde
A Vigilância em Saúde Municipal tem tido um papel importante nesse enfrentamento a Covid-19, vem acompanhando os pacientes que testaram positivo ou que são suspeitos, orientando que estes devem manter-se afastados do trabalho e de circulação para evitar a transmissão. Alertando ainda, a estas pessoas, sobre a importância da manutenção das medidas preventivas, tais como: o uso de máscaras, o distanciamento até que tenha o resultado do exame realizado.
"Reforçamos que a forma de conter a propagação do vírus é afastando a pessoa que está com a doença, para o isolamento e esta cumpra a quarentena. A conscientização e colaboração de cada paraisense é de suma importância para ajudar nessa luta, que não é só do poder público e sim de todos”, frisou o secretário.
Mín. 21° Máx. 23°