O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais (MDB) acompanhado da vice-prefeita Raquel Ogawa e do secretário municipal de Saúde, Arllérico André, reuniu-se com o Conselho Municipal de Saúde e vereadores na manhã desta última terça-feira (20), anunciando mudanças e ações que estão trazendo avanços no atendimento de saúde pública. A Unidade Sentinela de Atendimento a Covid-19 passa a atender 24h, e disponibiliza agora 06 leitos de estabilização, para melhor atender às pessoas que procuram esse serviço.
Celso Morais destacou a importância da construção das políticas públicas para saúde de forma responsável, e sua gestão vem planejando e traçando estratégias e soluções, que ofereçam o melhor atendimento à população. Ele contou que esteve com o Governador Mauro Carlesse, onde tratou das demandas da saúde e também do enfrentamento a covid-19, recebendo apoio da gestão estadual, inclusive com recebimento de medicações para os leitos de estabilização da Unidade Sentinela e equipamentos, que auxiliarão também na montagem dos leitos clínicos que atenderão a cidade.
VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
Celso Morais comunicou que haverá vacinação contra a covid-19, de 22 a 24 de abril. Para otimizar o fluxo das aplicações, sem interferir no calendário de aplicação das primeiras doses, a Secretaria Municipal da Saúde organizou essa logística, sobretudo para evitar aglomeração.
E os públicos contemplados são: segurança pública (22/04 | 8º Batalhão da Polícia Militar | Horário: 07:30 às 12:30), idosos com 64 anos ou mais (23/04 | Horário: 07:30 às 17:00 | Local: Sespe (Drive Trhu e Ponto fixo, UBS Santa Clara e UBS Jardim Paulista) e a segunda dose 70 anos pra cima (24/04 | Horário: 07:30 as 17:00 | Local: Sespe (Drive Trhu e Ponto fixo, UBS Santa Clara e UBS Jardim Paulista).
Ao todo serão ofertadas 2.505 doses, sendo 1790 para imunizar o público que receberá a segunda dose. Os demais imunizantes serão aplicados, como primeira dose para 367 idosos com 65 a 69 anos, 168 direcionadas a idosos de 64 anos e 160 para profissionais da segurança pública.
RECURSOS PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19
Segundo o prefeito Celso Morais os valores repassados pelo Ministério da Saúde são destinados para o enfrentamento a Covid-19, para Paraíso do Tocantins, está sendo usado exclusivamente para custeio da Unidade Sentinela, tais como: equipe multiprofissional, equipamentos, exames e medicamentos.
O gestor reforça que agora a Unidade Sentinela passa a atender 24h e conta com 06 leitos de estabilização. E os profissionais que atuam nesta, estão sendo remunerados em forma de plantão, uma vez que está havendo escassez principalmente do profissional médico, no mercado para atuarem no atendimento a covid-19.
PLANEJAMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DA UPA
Outro assunto tratado pelo prefeito Celso Morais, é referente a implantação da UPA – Unidade de Pronto Atendimento no município de Paraíso do Tocantins, que é uma reivindicação de populares. Na ocasião, explicou detalhes, que para isto, é preciso haver um planejamento responsável, principalmente para depois o município consiga manter o funcionamento da UPA, bem como garanta o recebimento dos recursos provenientes do Governo Federal e Governo Estadual para que o atendimento ocorra. Uma vez, que a cidade já conta com a estrutura predial.
“Estamos articulando com o Governador Carlesse, bem como, com os parlamentares federais do Tocantins, para garantirem esses recursos, para serem aplicados na implantação e manutenção da UPA no município”, explicou.
O gestor na oportunidade, relembrou que o deputado federal, Osires Damaso, já sinalizou a relocação de recursos de emenda parlamentar, para ser aplicado na saúde de Paraíso.
DIÁLOGO TRANSPARENTE
Adotando um diálogo aberto e transparente o prefeito Celso Morais, disse que sua administração vem se pautando nas necessidades da população, respeitando os tramites legais, para executar qualquer ação e ao mesmo analisando as estatísticas provenientes das demandas.
Participaram dessa reunião os Conselheiros João Armando e Raimundo de Andrade, além dos vereadores Adriana Câmara, Walter Gontijo, Ricardo Diniz, Marcilio Pedreiro, João Camargo, Camilla Rhuana, Josefa Araújo, Silvana Luz, Wedson Araújo, Jocivaldo Barbosa, Palmeron Guida e Salomão do Salão.
O conselheiro de Saúde, João Armando, elogiou a condução do prefeito Celso Morais e o parabenizou pela postura de diálogo. “Apoiamos a necessidade de se buscar e trazer recursos para saúde de Paraíso e planejar a implantação da UPA”, acrescentou.
CONDUÇÃO DO COE- COMITÊ DE OPERAÇÕES EMERGENCIAIS
Celso Morais disse que a Gestão Municipal respeita a condução do COE-Comitê de Operações Emergenciais e que aguarda as orientações para o Decreto, para o próximo dia 26, conforme o cenário da pandemia no Município. “A nossa vontade é que tudo volte ao normal, mas temos que avaliar a situação e respeitar a avaliação do COE, além de contarmos com a colaboração de todos os cidadãos”, finalizou.
Mín. 21° Máx. 23°