A meta inicial de testagem para detecção da Covid-19, em Palmas, que era de mil pessoas durante esta semana, foi ultrapassada logo nos dois primeiros dias da ação, iniciada na segunda-feira, 26, alcançando 1.098 testes realizados até terça. Nesta quarta, 28, a Prefeitura de Palmas segue com mais uma etapa de testagem na população, em dois pontos estratégicos: Escola de Tempo Integral (ETI) Duque de Caxias - Caroline Campelo, das 8 às 12 horas, e Colégio Ulbra Palmas, na Avenida JK, das 12 às 17 horas.
O enfermeiro residente da Rede Municipal de Saúde, Willame Oliveira Ribeiro, atua na realização de testes para detecção da Covid-19 e acredita que a ampla cobertura de testagem é uma importante ferramenta de controle epidemiológico. “Quanto mais ações de testagem, melhor será para toda a população. Os casos assintomáticos existem e precisam ser identificados.”
Aidê Alves de Alencar é professora aposentada, tem 54 anos, e relata que buscou a testagem para se precaver e checar se já teve contato com o vírus. Segundo a aposentada, a motivação para a procura foi o fato de que seu marido recentemente teve um resultado positivo para a infecção da Covid-19. “Ele ficou muito doente na época, chegou a ser internado com 50% do pulmão comprometido. Na ocasião, eu senti que meu olfato e paladar estavam alterados.” Com o resultado do teste em mãos, Aidê conta que seu resultado para o vírus ativo (IGG) foi negativo, porém, no mesmo teste, foram identificados anticorpos que caracterizam uma infecção no passado (IGM). “É importante ter essa resposta, essa iniciativa da saúde municipal é necessária para todos”, ressaltou.
A ação continua na quinta-feira, 29, na Escola Municipal Thiago Barbosa, no Jardim Aureny II, das 8 às 12 horas. Já na sexta-feira, 20, a ação será disponibilizada em um ponto de testagem na Área Verde (praça do setor) Residencial Araras I, com atendimento das 8 às 17 horas, para moradores do bairro e região.
Testes
Nas ações, são oferecidos testes rápidos com resultados de 15 a 20 minutos. Caso o resultado seja do tipo IgG ou IgM negativo, significa que a pessoa nunca teve contato com a doença. Casos ativos identificados são orientados a procurarem atendimento médico em uma das unidades sentinelas da Capital, onde é avaliada a necessidade de isolamento domiciliar e tratamento.
Mín. 21° Máx. 23°