A prefeitura de Marianópolis do Tocantins, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, imunizou cerca de 150 animais entre cães e gatos, a partir dos 02 meses de vida, na campanha anti-rábica 2021. A vacinação aconteceu na Unidade Básica de Saúde, Madre Paulina, entre as 08 horas até as 16 horas, deste sábado (15).
A vacina contra a raiva é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os animais saudáveis. É fundamental a adesão à Campanha. A raiva é uma doença infecciosa viral, que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado. No ser humano, a taxa de mortalidade é próxima de 100%, como aponta os especialistas.
A vacina anti-rábica é obrigatória para cães e gatos. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.
Números da doença no Tocantins
O Tocantins registrou três casos de raiva animal, desde o começo de 2021. O número chamou a atenção da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), já que em 2020 inteiro o estado teve apenas sete casos confirmados da doença.
Mín. 21° Máx. 23°