A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) comemoram a vacinação dos profissionais da Educação Superior em Palmas contra a Covid-19. Os colaboradores de outros municípios também estão recebendo a vacina conforme cronograma das respectivas Prefeituras Municipais.
As duas Instituições de Ensino superior (IES) articularam, de forma conjunta, um posto especial de vacinação com a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), para atender exclusivamente aos servidores de ambas as universidades, o que aconteceu nesta quinta-feira, 24, das 9h às 18h, no auditório Cuica/UFT e contabilizou o total de 615 profissionais vacinados. O curso de Enfermagem da UFT também participou ativamente da ação com alunos, professores e estagiários.
O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, compareceu ao posto especial da vacinação logo no início do atendimento para receber sua primeira dose da vacina. Ele destacou a importância da parceria interinstitucional entre Unitins e UFT e o apoio da Semus para levar o imunizante aos profissionais das duas Universidades.
“Foi uma ação integrada da Unitins e da UFT com a Semus, que demonstrou o entendimento e sensibilidade da Prefeitura em abrir esse posto especial com cobertura de todos os profissionais da comunidade acadêmica das duas Universidades, e com a Secretaria Estadual da Saúde, que disponibilizou as doses em quantidade suficiente para nossos colaboradores. O governador Mauro Carlesse tem um papel fundamental nessa conquista que comemoramos hoje, ao passo que ele articulou com o Ministério da Saúde para que os profissionais da Educação também fossem priorizados no plano de imunização. Então, registro meu agradecimento a todos os envolvidos e parabenizo toda a equipe técnica que esteve à frente dessa ação. Estamos confiantes de que em breve a vacina chegará também aos nossos alunos”, pontua Augusto Rezende.
O reitor da UFT, professor Luís Eduardo Bovolato, também destacou a importância da parceria e o quanto a ação foi positiva. Para ele, “foi uma ótima iniciativa fruto da articulação entre Reitoria da UFT, Unitins, Direção de Câmpus e Progedep. Uma ação que permitiu a participação de nossos profissionais da área da saúde, com alcance para os nossos servidores e terceirizados. Simbolicamente também foi importante para as Universidades, uma vez que a vacina é fruto da pesquisa científica. O alcance da vacina também é importante, pois, além de garantir o início da imunização, dará mais tranquilidade às pessoas. Aos poucos a vida volta à normalidade”.
Moisés de Souza Arantes Neto, vice-diretor do Câmpus da UFT em Palmas, que está respondendo pela Direção, explicou que a articulação para que houvesse o posto especial de vacinação teve, também, um caráter simbólico. “Vamos passar 20 ou 30 anos aqui dentro e a universidade se torna nosso segundo lar. Então, essa vacinação teve um valor simbólico que vai além da proteção, é o simbolismo de estarmos nos vacinando dentro do nosso ambiente de trabalho.
O diretor do Câmpus da Unitins em Palmas, Ulisses Cunha, considera “muito importante essa articulação entre Unitins e UFT para implantação do posto de vacinação, não só pela ação em si, já que esse momento de vacinação dos nossos profissionais era tão esperado, mas também pela parceria, que se fortalece cada vez mais e que consideramos de fundamental importância para o desenvolvimento das duas instituições e o fortalecimento de parcerias e projetos em comum”.
Mín. 21° Máx. 31°