O Dia Nacional de Combate ao Colesterol é celebrado no dia 8 de agosto, a data foi criada para a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral.
No organismo existem dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom” e o LDL, denominado “colesterol ruim”. O excesso de colesterol, especificamente o excesso de LDL é o que provoca o desenvolvimento e acúmulo de placas gordurosas nas paredes das artérias. A obstrução das artérias leva a doenças como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, isquemia periférica (nos membros inferiores).
Pensando nas maneiras de prevenir esse mal, a Quavi Biomercado em parceria com a nutricionista Patrícia Bittencourt fizeram uma lista de hábitos que ajudam a prevenir o colesterol alto.
“Hábitos simples como a prática de atividades física, exames regulares para conferir as taxas e uma alimentação balanceada ajudam a prevenir o colesterol alto”, diz a nutricionista.
A alimentação saudável faz toda a diferença para quem busca se prevenir da doença e por isso a nutricionista alerta que é preciso evitar alguns alimentos.
“É importante ter uma alimentação mais natural e evitar alimentos gordurosos, processados e ultraprocessados”, disse.
Para ajudar na prevenção a Patrícia, fez uma relação de alimentos que ajudam a combater o colesterol.
Aveia – Além de ser um alimento com excelente valor nutricional e rico em fibras, a aveia pode ajudar a reduzir o nível de colesterol “ruim” no organismo. O efeito protetor do alimento se deve à presença da beta glucana, uma fibra alimentar que tem ação similar a de uma esponja.
Quinoa - Por ser rica em ômega 3 e 6, flavonóides, compostos fenólicos e fitoesteróis, que têm um potente efeito antioxidante, a quinoa ajuda a diminuir o colesterol ruim e os triglicérides que são responsáveis por formar placas de gordura nas artérias.
Castanhas (caju, castanha do Pará, amêndoa e nozes) - esses alimentos possuem gorduras mono e poliinsaturadas, além de fornecerem vitaminas e minerais antioxidantes como a vitamina E, o selênio, o magnésio e o zinco. A presença desses nutrientes ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim.
Segundo Patrícia, são vários os alimentos com essas funções e complementa a lista orientando o consumo de frutas, verduras, legumes, fibras e grãos, por exemplo, e pobre em gordura saturada, como leite integral em excesso, manteiga, frituras e carne gorda.
“Seguindo um estilo de vida saudável que inclui uma alimentação balanceada com os alimentos citados acima é possível controlar o colesterol e evitar problemas de saúde no futuro” diz”.
Mín. 22° Máx. 32°