Os 540 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias de Araguaína estão recebendo atendimento médico especializado voltado à prevenção ao câncer de pele. As consultas dermatológicas são oferecidas de graça pelo Município por meio de um projeto do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) que teve início nesta terça-feira, 10.
"O projeto surgiu diante da demanda dos próprios servidores. Como o trabalho deles necessita uma exposição constante ao sol, nosso objetivo é garantir que todos os trabalhadores estejam seguros e tenham acompanhamento médico constante e preventivo", explicou a coordenadora do projeto e enfermeira do trabalho do Cerest, Fabyanne Montelo.
Atendimento
As consultas dermatológicas serão oferecidas anualmente por meio de agendamento durante o mês de aniversário de cada servidor. De acordo com a médica, esse tipo de atendimento periódico é importante para garantir uma prevenção mais eficaz.
"Durante as consultas nós observamos possíveis lesões na pele causadas pela exposição constante ao sol, mas além disso nós aproveitamos o momento para orientar cada trabalhador em relação aos cuidados preventivos, como o uso de protetor solar há cada 3 horas e o uso de protetores físicos, como guarda sol e chapéu durante o horário de trabalho", orienta a médica Pollyana Reis.
A primeira agente de saúde a ser atendida foi a Kátia Pereira Gonzaga, de 42 anos, que trabalha como agente comunitária há 15 anos e conta que ficou muito feliz com a possibilidade de garantir esse tipo de atendimento de forma gratuita.
"Eu achei excelente, pois para nós que ficamos muito expostos ao sol precisamos ficar atentos. Na consulta eu pude tirar dúvidas e garantir que tudo está bem, só tenho que continuar me cuidando para poder cuidar bem das outras pessoas", disse a agente de saúde, Kátia Pereira.
Câncer de pele
O diagnóstico precoce do câncer de pele, além de detectar lesões ainda em estágio inicial e possíveis de cura, implica em menores deformidades e cicatrizes ao paciente.
De acordo com dados do Sinan Net (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), até maio de 2021 foram notificados em Araguaína seis casos de câncer relacionado ao trabalho. Do total, dois casos em agentes de combates a endemias e um caso em agentes comunitários de saúde, todos os trabalhadores eram expostos ao trabalho externo por oito horas. Os três casos tiveram como agente causador do câncer a exposição solar sem proteção adequada.
Mín. 22° Máx. 32°