Os criadores de conteúdo na internet estão em alta no Brasil, principalmente nas redes sociais focadas em vídeos. Por isso, os responsáveis pelo Senac Tocantins decidiram focar a atenção nesta área e começaram a oferecer cursos voltados para os usuários do YouTube. Em junho deste ano, por exemplo, foi realizada uma aula de produção de vídeos online em casa. Ela foi disponibilizada no formato online, e mostrou que a instituição está conectada com inovações no campo profissional tocantinense.
Nos últimos anos, o Senac Tocantins tem investido em cursos de grande impacto social. Em agosto deste ano, a instituição anunciou uma parceria com a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio/TO) e com o Sebrae para realizar o projeto social Força Mulher. A ideia é oferecer cursos profissionalizantes para diminuir a desigualdade no mercado de trabalho que existe na região e em todo o Brasil.
Além desse projeto inovador, o Senac da região também está de olho no impacto positivo que os serviços digitais estão oferecendo aos trabalhadores do Tocantins. O principal foco das aulas em 2021 promete ser o YouTube, a rede social focada no compartilhamento de vídeos e que virou a profissão de muitos brasileiros nos últimos anos. Neste ano, o Senac colocou em prática o plano de oferecer cursos de produção de vídeos em casa. Entre os dias 6 e 18 junho, a instituição realizou aulas online, ao preço de R$ 133,00, para mostrar como funciona o trabalho de um youtuber no atual mercado.
Durante o ano de 2020, segundo levantamento feito pelo Ibope Media, mais de 80% dos brasileiros consumiram vídeos online gratuitos enquanto utilizavam a internet. Isso significa que este é um mercado consolidado e com potenciais novas oportunidades de emprego. O objetivo do Senac é oferecer um treinamento para que as pessoas consigam se profissionalizar mesmo em casa, e com menos recursos que uma produtora de vídeo, por exemplo.
Apesar da importância do curso oferecido pelo Senac Tocantins, os vídeos online não estão restritos apenas ao uso nas redes sociais. Na verdade, esse é um formato de conteúdo que está ficando cada vez mais diversificado e acessível. Um bom exemplo é a ferramenta online Invitation Maker, desenvolvida pela InVideo para ajudar os usuários que desejam criar um convite interativo com o uso de vídeos. O recurso totalmente gratuito possui uma biblioteca com diferentes modelos de convites, seja para uma festa de trabalho ou até mesmo para um evento de vendas. A ideia do software é facilitar a vida até mesmo de quem nunca editou um conteúdo audiovisual antes.
Esse é apenas um exemplo do uso de vídeos na internet atualmente, mas existem vários outros. Isso explica porque o mercado de trabalho está crescendo e buscam profissionais com experiência na edição e criação de conteúdos assim. Algo que está acontecendo também no Tocantins, e as pessoas precisam se adaptar para acompanhar a digitalização. Em outras regiões do Brasil, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, essa é uma tendência consolidada.
O curso oferecido pelo Senac Tocantins é um bom sinal para quem deseja seguir uma carreira nas redes sociais, principalmente com foco no YouTube. Porém, as aulas também são importantes para passar o conhecimento que está ficando cada vez mais essencial. Os vídeos online vão ditar o ritmo dos conteúdos na web, e saber mexer isso será uma grande vantagem no mercado de trabalho por aqui ou em qualquer outra região do Brasil e até mesmo do mundo.
Mín. 21° Máx. 31°