A cidade de Palmas alcançou o número de 202.930 doses das vacinas contra a Covid-19 administradas, após as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) aplicarem mais de 4 mil doses somente nesta terça-feira, 17. Os dados são do Boletim Epidemiológico nº 517, que considera dados das últimas 24 horas. Do total de doses aplicadas, 148.855 são referentes à primeira dose e 54.075 tratam-se de segunda dose ou dose única.
O Ministério da Saúde (MS) estima que 252.611 pessoas acima de 18 anos devam se vacinar na Capital. Considerando essa estimativa, o município já vacinou, ao menos com uma dose, 58,92% da população e 21,40% dos munícipes já completaram o esquema vacinal.
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, que recebeu a primeira dose nesta quarta-feira, 18, afirma que alcançar 200 mil doses aplicadas é uma grande etapa vencida e que a gestão seguirá lutando para alcançar ainda mais pessoas vacinadas. "Esperei muito por esse dia e acredito que muitas pessoas também. Infelizmente, nós não conseguimos com que muita gente concluísse esse sonho, no entanto, concluir essa marca é um motivo de alegria. Mas nós não vamos parar por aí, nossa luta é para que todos estejam vacinados o quanto antes", completa.
Público
A campanha de vacinação contra a Covid-19 já chegou, total ou parcialmente, aos idosos acolhidos em instituições de longa permanência (ILPIs) e seus cuidadores; às pessoas com mais de 22 anos e sem comorbidades. E, acima de 18 anos, já receberam ao menos uma dose da vacina: pessoas em situação de rua; pessoas privadas de liberdade; pessoas com comorbidades e/ou fatores ou condições de risco e/ou com deficiência; e também trabalhadores da saúde, forças de segurança, educação; setor aéreo, transporte público, limpeza urbana, caminhoneiros e trabalhadores da indústria.
Ações
Nesta quinta-feira, 19, a Semus começa a vacinação para o público com mais de 21 anos e na sexta-feira, 20, para as pessoas com mais de 20 anos. Ainda na sexta-feira, no turno da noite, a Semus iniciará a imunização a partir de 18 anos. O cronograma com locais e horários está sendo ajustado.
A população pode ter acesso ao agendamento por meio da plataforma da Semus, disponível aqui. As informações sobre o avanço da vacinação na Capital podem ser conferidas no site Vacina Já.
Mín. 22° Máx. 32°