O vereador Pedro Cardoso (DEM), participou na manhã deste sábado, 28, de uma roda de discussão realizada na unidade Central da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Palmas, em alusão ao Dia da Campanha Quebrando o Silêncio, de combate à violência contra crianças e adolescentes.
Durante a conversa foram abordados vários temas sobre as políticas públicas e ações voltadas ao combate à violência contra as crianças, adolescentes e as mulheres na capital. Um dos principais temas foi a conscientização e o combate a esse tipo de violência.
Além do parlamentar, participaram da discussão o psicólogo e Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Palmas, Herson Alves da Cunha, a Juíza de Direito, Dra. Umbelina Lopes, titular da 2ª Vara Criminal e Execuções Penais da Comarca de Porto Nacional, a Secretária de Desenvolvimento Social, a Cel. Patrícia Amaral, representando a Prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e a Delegada da Polícia Civil, Dra. Suzany Fleury Orsine, titular da Delegacia Especializada da Mulher de Palmas.
A Dra. Umbelina abriu o evento com a palestra Enfrentamento à Violência. Em sua fala, a magistrada ressaltou a importância da prevenção no combate aos diversos tipos de violência que ocorrem, sobretudo, contra as mulheres em ambiente doméstico.Continua depois da publicidade
Para a Delegada Titular da Delegacia Especializada da Mulher, Drª Suzany Orsine, "há uma evolução gradual da violência, que vai desde situações corriqueiras, proibições, xingamentos e agressão física. Hoje já temos a tipificação da Violência Psicológica, que é todo esse processo”, afirmou a Delegada em sua fala.
Foi por volta dos cinco anos de idade que Maria Flor (nome fictício para proteger a verdadeira identidade) começou a presenciar as agressões de seu pai contra sua mãe.
O sentimento diante dessas situações é lembrado até hoje. “Lembro de ficar muito nervosa e chorar, e não saber o que fazer. Eu sabia que era errado, que eu precisava proteger a minha mãe”, conta a jovem que afirma que antes mesmo destas lembranças, a violência dentro de casa já acontecia.
O vereador Pedro Cardoso, autor do projeto de Lei nº 04/2021 que celebra o “Dia da Campanha Quebrando o Silêncio” de combate à violência contra crianças e adolescentes afirmou que a conscientização é fundamental para o enfrentamento dessa situação de violência.Continua depois da publicidade
“Nós sabemos que muitas pessoas passam por essa dificuldade e é através das políticas públicas que nós podemos fortalecer essa rede de combate a violência e incentivar as pessoas a denunciar”, disse o parlamentar.
Dados
O Brasil está entre os países com maior número de violência contra a mulher, ocupando a quinta posição no ranking de feminicídio. Uma pesquisa realizada pelo Senado apontou que, em 2019, 78% dos crimes foram praticados por homens que têm ou tiveram relacionamento amoroso com as vítimas.
No estado do Tocantins, a violência doméstica, contra mulheres, lidera o número de processos em tramitação no Judiciário tocantinense. Em 2019 foram 11.859 processos, ao passo que, em 2020, esse número subiu quase 20%, indo a 14.014 – 2.155 a mais que no ano anterior e ainda foram proferidas 4.614 medidas protetivas em 2019 e 4.078 processos no ano passado.
No município de Palmas, por meio da Lei municipal nº 2.593/2021, através do projeto de Lei nº 04/2021, apresentado pelo vereador Pedro Cardoso e sancionada pela prefeita Cinthia Alves, fica instituído anualmente o quarto sábado do mês de agosto como a data a ser celebrada do “Dia da Campanha Quebrando o Silêncio” de combate à violência contra crianças e adolescentes.
Mín. 22° Máx. 36°