Incentivar a valorização da vida é uma ação contínua do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas (Caps AD III) de Palmas. Esse incentivo é intensificado no mês de setembro, período escolhido mundialmente para fortalecer a prevenção ao suicídio. Quem chega hoje na unidade de saúde para ser atendido tem tido a oportunidade de receber, ainda na sala de espera, palavras de conforto e acolhimento profissional.
Ornamentada em alusão ao Setembro Amarelo e com músicas que trazem uma mensagem de carinho a quem chega à sala de espera conta com a orientação profissional de assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacionais e residentes em saúde mental.
Segundo o coordenador administrativo da unidade, o enfermeiro Marcos Augusto Jusselino Tavares, essa ação contribui para fortalecer o vínculo dos usuários com o Caps. "Esse trabalho, além de contribuir com a divulgação das redes de atendimento e cuidado, serve também para chamar à atenção para uma questão de saúde pública", completa.
O Caps
Localizado na Arno 12 (Alameda dos Jatobás APM-09), ao lado da Paróquia São Judas Tadeu, o Caps AD III oferece atendimento multiprofissional e funciona 24 horas, todos os dias. A unidade é voltada não só para o tratamento dos usuários em relação ao uso de álcool e outras drogas, mas também para sua reinserção familiar, social e comunitária.
Ao chegar ao Caps, o paciente passa por uma anamnese (conversa inicial), na qual são expostas as situações que o trouxeram ao estabelecimento de saúde. Posteriormente, a equipe multiprofissional avaliará o caso e recomendará o melhor plano terapêutico, que consiste em trabalhar com o sentido de vida do paciente, respeitando os aspectos psicológico, social e biológico.
Mín. 22° Máx. 32°