A doação de órgãos é um gesto de empatia e amor ao próximo, e respeito à vida, que mantém a esperança de diversos pacientes que esperam por transplantes. No Tocantins há profissionais da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), e Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT, Banco de Olhos Público do Tocantins (Boto) que trabalham com afinco durante o processo de doação de órgãos. Nesta quinta-feira, 23, a Deputada Luana Ribeiro realizou uma live "sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas".
Participaram a médica e responsável técnica, Donilda Moreira Rodrigues, a enfermeira e coordenadora da CETTO, Marília Batista Ribeiro e o Secretário de Estado da Saúde, doutor Edgar Tollini. Até o momento são 193 transplantes realizados de córnea e houve 19 doações de múltiplos órgãos.
Segundo a enfermeira e coordenadora da CETTO, Marília Batista Ribeiro, "para que aconteça a doação, é necessário que a família tenha conhecimento do desejo de ser doador, uma vez que parte dela a autorização para captação dos órgãos'', destacou.
Para o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini, "Hoje nós transplantamos córneas no Tocantins e captamos múltiplos órgãos para realizar o transplante fora do Estado. A doação de órgãos resulta em vidas salvas, quem salva vida, salva o mundo. Agradecemos em nome do Governador a todas as famílias, aos profissionais que se envolvem neste processo para garantir a vida de outras pessoas”, enfatizou.
O enfermeiro da CIHDOTT, Vinicius Gonçalves Boaventura, ressalta, "depois que a família diz sim, nós realizamos todo o processo juntamente com inúmeros outros parceiros de forma a garantir de que o órgão chegue a quem precisa. Receber este selo é muito gratificante, que trabalhamos em prol de salvar vidas", afirmou.
Selo
Após a live foi entregue às Equipes de transplante dos hospitais notificantes do Tocantins o Selo “Tocantins por uma Nova Vida”, em reconhecimento aos servidores que atuam no serviço. O enfermeiro Vinicius Gonçalves Boaventura, aos médicos Leonardo Guimarães Castro Boa Sorte e Leonardo Bruno Frauches (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Dr Marcelo Faria do em nome da equipe do Banco de Olhos/Boto do Hospital Geral de Palmas (HGP). Representando o Hospital Regional de Araguaína, enfermeira Luna Maciel e o médico Claudivam Abreu. A Secretária Municipal de Araguaína, Ana Paula Abadia - Hospital Municipal de Araguaína.
Mín. 22° Máx. 32°