Os Secretários e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde de municípios tocantinenses que compõem a região do Cantão estão participando em Paraíso do Tocantins, nesta quinta-feira, dia 30, e sexta-feira, dia 1, da oficina regionalizada sobre o Previne Brasil. O evento está sendo realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS – TO), com apoio da Prefeitura de Paraíso.
O Previne Brasil é um modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que segundo o Ministério da Saúde, tem o objetivo de reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde.
De acordo com o presidente do COSEMS – TO, Rondinelly Souza esta oficina está acontecendo de forma descentralizada. “Estamos qualificando os municípios para este novo modelo, de forma regional, abrangendo as 8 regiões de saúde do estado do Tocantins. Aqui já é a 5ª região atendida, e até novembro todas as regiões serão contempladas com a oficina”, explicou.
Durante a programação, estendida pelos dois dias, será apresentada uma introdução ao Previne Brasil e captação ponderada; apresentação e discussão quanto aos indicadores de desempenho; e as atualizações quanto aos programas e ações estratégicas.
Para o Secretário de Saúde de Paraíso e anfitrião do evento, Arllérico André, é importante a realização de momentos como este. Através desta oficina podemos conhecer mais sobre as mudanças que vêm com o Previne Brasil, por isso a importância deste momento, que conta com a participação de todos os 15 secretários de saúde da região”, destacou.
Fazem parte da região de saúde do cantão, os municípios de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Paraíso, Pium e Pugmil.
Mín. 22° Máx. 32°