Nesta segunda – feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis do Tocantins, promoveu o evento em comemoração ao Outubro Rosa e Novembro Azul, no auditório do Centro Cultural Senador João Ribeiro.
A atividade institucional contou com palestra ministrada pela médica obstetra e ginecologista Kenia Dorneles. A classe política foi representada pelo prefeito Flavão Rodrigues (MDB), e a vereadora Paula Gil (PROS).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), foram diagnosticados em 2020 mais de 2,2 milhões de casos de câncer de mama, o que mais atinge pessoas no mundo, com 11,7% do total de todos os cânceres estimados.
Com o intuito de alertar os colaboradores sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce, a profissional da medicina, citou na palestra Prevenção do Câncer de Mama, sobre o que é a doença; quais os fatores de risco comportamentais, como obesidade, sedentarismo, fumo, má alimentação e fatores de risco hereditários, como histórico familiar de câncer de mama.
No pronunciamento do inquilino do Palácio Municipal, destacou a importância do evento para a saúde do público feminino. Flavão disse ainda que 70% dos servidores do Quadro Geral do Poder Executivo de Divinópolis, é composto por mulheres.
Kenia Dorneles em entrevista, falou sobre o objetivo do Outubro Rosa, “é um movimento que visa fazer o incentivo, o acesso, à prevenção e o tratamento precoce do câncer de colo de útero e o câncer de mama. Permitir que exame seja feito, esclarecer dúvidas, iniciar tratamento para essas mulheres, porque são cânceres altamente tratáveis,” disse a obstetra.
“Essa palestra vem para somar a prevenção, contribuir para essa população de Divinópolis. A prevenção é de grande valia”, pontuou a secretária Dilsléia Mota (Leinha).
Mín. 21° Máx. 31°