A prática regular de exercícios está entre as principais recomendações para quem busca um estilo de vida saudável. Além de ajudar no bom desempenho do organismo, especialistas dizem que as atividades físicas ajudam no bem-estar de forma geral.
A explicação entre a relação direta das atividades físicas e o bem-estar está na liberação de endorfina, substância que também é conhecida como “hormônio da felicidade”, responsável por aliviar a tensão, melhorar o humor e contribuir para a sensação de prazer.
No entanto, nos últimos tempos essa busca pelo bem estar do corpo e da mente tem se voltado para uma atividade física específica, o Yoga. De acordo com dados do Gympass, nos cinco meses de 2021, o interesse pela prática cresceu 43%.
Na América Latina a procura aumentou em 38% e existem algumas razões para isso, uma delas é o novo estilo de vida e a busca cada vez maior por atividades que proporcionam equilíbrio, saúde física, mental e emocional com benefícios para a vida pessoal e profissional.
Sheila Baraky é professora de yoga há 16 anos e confirma que em Palmas a prática de yoga ganhou muitos adeptos durante a pandemia.
“Foi nítido o aumento na procura por pessoas querendo iniciar no yoga durante esse período de pandemia. Muitos foram pela curiosidade e acabaram permanecendo por causa dessa associação que o yoga proporciona entre físico, mental e espiritual e que resulta em um estado de paz, fé e confiança associado ao desempenho físico”.
De acordo com Sheila, a prática de yoga ensina a respirar de forma consciente, usando a capacidade pulmonar completa, o que influencia na redução de ansiedade, depressão e estresse.
“Com o yoga as pessoas aprendem a comandar a respiração e controlar as emoções”, explica.
Com retorno das atividades físicas de maneira presencial, em Palmas a Quavi Biomercado iniciou um projeto que oferece yoga gratuitamente. O Dia de Yoga acontece todos os sábados às 7h30 em frente ao biomercado na avenida Teotônio Segurado. O objetivo da Quavi é oferecer qualidade de vida por meio de alimentos, mas também de um estilo de vida saudável.
A professora Sheila conta que o projeto proporcionou que novos alunos tivessem acesso ao yoga e que existem casos de pessoas que deixaram de praticar outras atividades para se dedicar apenas ao Yoga.
Mín. 21° Máx. 31°