A dona de casa Neuracy da Silva Rodrigues, 52 anos, participou nesta quinta-feira, 11, da programação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, na Unidade de Saúde da Família José Hermes, no Setor Sul, em Palmas. Com alterações em seu exame de glicose, Neuracy, que trata de hipertensão arterial e faz reposição hormonal, por conta de uma menopausa precoce, disse que ficou sabendo da programação na Unidade de Saúde e resolveu comparecer para tirar dúvidas e saber mais sobre a prevenção da doença.
"Tenho me tratado aqui, na USF José Hermes, e estou muito satisfeita. Já perdi peso, voltei a fazer atividade física e, com a ajuda da nutricionista estou aprendendo a me alimentar melhor", disse Neuracy, atenta à palestra que estava sendo ministrada pela nutricionista da Rede Municipal de Saúde Maryana Zano, 26 anos.
Ao falar para aproximadamente 30 usuários da Unidade José Hermes, a nutricionista Maryana falou aos presentes sobre a importância da alimentação equilibrada na prevenção ao diabetes e também da alimentação da pessoa diabética. De acordo com a profissional, independentemente de ter a doença ou não, todos devem buscar uma alimentação saudável. Segundo ela, as refeições devem ter fibra, proteína e carboidrato. "Além disso, é importante fazer atividade física e manter hábitos saudáveis."
O coordenador da unidade de saúde, Joel Feitosa, reforçou a importância de se chamar a atenção das pessoas para o diabetes, afirmando que a palestra e as atividades desenvolvidas na unidade são importantes fontes de informações para os usuários e, consequentemente, contribuem na prevenção de doenças como o diabetes, por exemplo.
A doença
O diabetes é uma doença crônica, mas pode ser controlada. Ela ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo ou porque esse hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).
A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar nas células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.
Mín. 21° Máx. 31°