A prefeitura de Dois Irmãos do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira (12), no Centro de Convivência do Idoso, Antonia Mendes de Souza, o Dia de Novembro Azul, que teve como objetivo, a prevenção e combate ao câncer de próstata.
Para conscientizar o público masculino sobre a prevenção ao câncer de próstata, a pasta coordenada pelo novo secretário municipal de Saúde Anderson Fazolo, realizou palestras e interatividade sobre o tema.
O prefeito Irmão Geciran Saraiva (PSD), lembrou que ele próprio está na faixa etária de se prevenir. Saraiva enfatizou ainda que a gestão municipal está à disposição para contribuir com a saúde dos homens e de toda a comunidade.
A mobilização contou ainda com a participação Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem a frente à primeira dama, dona Rosinauria Saraiva, que entregou para o Centro do Idoso, novos equipamentos de fisioterapia, que visa o bem estar da pessoa idosa do município.
Presenças
Além das autoridades supracitadas, estiveram presentes no evento os secretários Jadson Fonseca (administração), Gleyson Leite (Agricultura e Meio Ambiente) entre outros agentes públicos.
A campanha
O Novembro Azul é um movimento mundial criado com a finalidade de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), dentre os fatores associados ao desenvolvimento da doença estão o estilo de vida, a idade avançada, hereditariedade, obesidade e exposição a componentes como fuligem, arsênio e produtos derivados de petróleo.
No Brasil, o pioneiro a adotar a campanha e nomeá-la de Novembro Azul foi o Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008, com objetivo de quebrar o preconceito do homem de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
São esperados 65.840 novos casos para 2021, porém muitos podem nem ter sido diagnosticados. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Prevenção e tratamento:
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.
A campanha Novembro Azul é um movimento em prol da saúde do homem que tem como objetivo informar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino. Além disso, a campanha visa frear o preconceito em relação a exames e mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença.
Mín. 21° Máx. 31°