A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) promove na quinta-feira (25), a partir das 11h, audiência pública para debater as soluções tecnológicas para atender as demandas do setor do agronegócio. O debate será em caráter semipresencial, no Plenário 19 da Ala Senador Alexandre Costa.
O debate foi sugerido pelo presidente da comissão, senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL). Segundo ele, o objetivo é identificar de forma simples e objetiva as possibilidades para levar conectividade ao campo, aliada às novas tecnologias para promover ações de expansão da internet e a aquisição de tecnologias e serviços inovadores no ambiente da produção rural. Ele cita como exemplo o empreendedorismo de startups do setor agropecuário, permitindo o acesso a oportunidades de incubação, aceleração e investimentos.
“Outro ponto a ser destacado é a utilização da inteligência artificial, em conjunto com outras tecnologias como a Internet das Coisas, bigdata, computação em nuvem, conectividade, robótica, veículos autônomos, sensores, drones e satélites, que vêm promovendo a transformação digital no campo”, acrescenta.
Para o debate foram confirmadas as participações do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em exercício (Embrapa), Guy de Capdeville; a analista de produtividade e inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Isabela Gaya; o diretor do Google para Startups, André Barrence; e o coordenador de Inovação do Sistema CNA/SENAR, Matheus Ferreira.
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |
Mín. ° Máx. °