Saúde ALERTA H3N2
Tocantins confirma três casos de H3N2 e alerta municípios sobre prevenção da doença
Todos os diagnósticos são de moradores de Palmas. Em 2020, o estado registrou 22 casos de H1N1, um caso de H3N2 e 25 de Influenza B.
04/01/2022 11h34
Por: Nathaly Guimarães Fonte: Redação | Agência Tocantins
A nova cepa Darwin (H3N2) já atinge diversos estados brasileiro. — Foto: Reprodução

O Tocantins confirmou três casos de Influenza A (H3N2), segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Os infectados são moradores de Palmas: duas pessoas com vínculo familiar, sendo uma delas com histórico de viagem ao estado de São Paulo e o terceiro caso está sob investigação de contato.

Por causa das primeiras confirmações, o governo emitiu alerta para que os 139 municípios aumentem as medidas de prevenção e vigilância da doença. O alerta é devido aos casos de surtos que estão ocorrendo em outros estados e que podem ocasionar lotação nas unidades de saúde.

A secretaria reforçou as medidas de prevenção para os grupos mais vulneráveis como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, que podem apresentar um risco maior de desenvolver complicações devido à doença, sendo que a melhor maneira de se prevenir é com a vacinação anual.

Continua após a publicidade

“Todos os pacientes com Síndrome Gripal (SG) e com condições/fatores de risco devem ser orientados a retornar ao serviço de saúde para revisão do quadro clínico, quando deverão ser reavaliados quanto aos critérios de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou outros sinais de agravamento”, disse o gerente das Doenças Transmissíveis da SES, Rhonner Uchôa

A investigação para Influenza é realizada por meio do teste de RT-PCR - painel para vírus respiratórios, exclusivamente em amostras de pacientes com SRAG hospitalizados (Síndrome Respiratória Aguda Grave), disse a diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), Jucimária Dantas.

Continua após a publicidade

“Outra forma de monitoramento da circulação viral é a seleção/coleta de cinco amostras semanais de casos de Síndrome Gripal atendidos nas duas unidades sentinelas no Estado do Tocantins, Unidade de Pronto Atendimento Norte e Sul, do município de Palmas”, informou.

Em 2020, o Tocantins registrou 22 casos de H1N1, um caso de H3N2 e 25 de Influenza B. Já em 2021 foram confirmados os três casos de H3N2 no município de Palmas e outros casos continuam em investigação.

Medidas de prevenção

Continua após a publicidade