As equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Abreulândia – Tocantins, na região central do Estado, desencadearam nesta sexta-feira (14/01), uma operação de combate a Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com a pasta que tem como titular o secretário Silvio Montelo, pede a comunidade que colabore com o combate as referidas doenças, “alerta à população que precisa contribuir limpando terrenos, quintais e combatendo os focos”, destacou um comunicado da Saúde divulgado nas redes sociais.
A administração do prefeito Manoel Moura (PT), deu inicio a ação de aplicações de inseticidas a partir das quadras tem apresentam maior índice de casos de dengue. objetivo de prevenir a proliferação dos focos do mosquito aedes aegypti, mantendo a proteção dos moradores dos vetores que transmite as arboviroses. Não tivemos acesso a quantidade de casos de Dengue, Zika e Chikungunya no município.
A pulveriza do inseticida em névoa mata os insetos adultos enquanto estão voando. As visitas domiciliares seguem sendo realizadas pelos agentes para orientação da população e retirada de materiais que possam acumular água. Diariamente são feitas visitas domiciliares como forma estratégica de combater os focos da doença. Essas visitas no município de Abreulândia, são feitas também nas borracharias, ferros-velhos, cemitérios e em outros pontos que possam propiciar água parada e consequentemente a proliferação do aedes aegypti e outros insetos.
A pulverização do produto segue os protocolos regulamentados pelo Ministério da Saúde e ocorre sempre das 17h às 20h. Ou seja, o fumacê auxilia no combate, mas a incidência das doenças só poderá diminuir de forma significativa com a eliminação dos focos do mosquito, normalmente, encontrados dentro de casa.