A 9ª edição do projeto “Parceiros Pela Vida”, coordenado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Saúde (CaoSaúde), foi realizada nesta terça-feira, 15. Integrantes de 11 instituições se mobilizaram e promoveram a maior mobilização de doação de sangue desde o início do projeto. Ao todo, foram 105 agendamentos.
A finalidade do projeto é coletar bolsas de sangue, mobilizar os participantes a se tornarem doadores regulares e fazerem o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. A iniciativa é realizada em parceria com a Justiça Federal, Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), Ministério do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Receita Federal, Sebrae, OAB Tocantins, Hemorrede e Correios, além das entidades classistas do MPTO, Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) e Associação dos Servidores Administrativos do Ministério Público (Asamp).
Ivanilzo Araújo Melo, empregado público dos Correios, uma das últimas instituições a aderir ao projeto, foi o primeiro a fazer a doação de sangue nesta edição. “Eu sou doador de sangue, gosto de ajudar as pessoas, mas tinha mais de um ano que eu não doava. Quando eu soube que seria pertinho do meu trabalho, não pensei duas vezes e fiz meu agendamento para o primeiro horário”, disse.
O juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) Rodrigo de Menezes dos Santos, que é doador, participou pela primeira vez do “Parceiros Pela Vida” e garantiu mais doações. “Participar de um projeto que salva vidas é gratificante, com certeza estarei aqui em edições futuras”, ressaltou.
A idealizadora do “Parceiros pela Vida”, promotora de Justiça Araína Cesárea D'Alessandro, coordenadora do CaoSaúde, explica que o objetivo é auxiliar a manutenção dos estoques regulares de sangue da Hemorrede. “Tudo que é coletado é destinado a abastecer os hospitais públicos, privados e conveniados do Estado”.
Quem já é doador habitual fala da facilidade em poder contribuir. “Eu doo sangue há oito anos, o fato de a coleta ser perto do meu local de trabalho facilita muito para que eu faça a doação”, disse a colaboradora do Sebrae Vanlucy Oliveira Correia, que participa do projeto como doadora pela segunda vez.
O servidor do MPTO Fábio Castro Araújo conta que já programou suas doações de sangue para acontecerem sempre nas edições do “Parceiros pela Vida”, trimestralmente, sendo que a próxima acontecerá no mês de junho.
Nesta edição, o projeto também contou com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins (OAB/TO) e dos Correios, últimas a fazerem a adesão. No ano passado, o Parceiros pela Vida resultou em sete edições e obteve 286 doações.
Mín. 22° Máx. 24°