Feira Internacional de Tecnologia para o Comércio - AUTOCOM, realizada de 5 a 7 de abril no Expo Center Norte, Pavilhão Amarelo, em São Paulo traz na edição de 2022, entre muitas novidades no setor de automação comercial, um debate sobre a Simplificação Fiscal, o lançamento do Código 2D – evolução do código de barras e a demonstração da tecnologia aplicada em novos meios de pagamento, softwares de gestão e checkout para o varejo.
O painel sobre Simplificação Digital Fiscal abre uma série de conversas sobre temas que impactam o varejo no Brasil em busca da retomada do setor e da eficiência operacional. O Congresso AUTOCOM, mediado pelo presidente da AFRAC - Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviço, Paulo E. Guimarães (Peguim), traz como convidados Paulo Zirnberger de Castro, country manager da Sovos no Brasil e Eudaldo Almeida de Jesus, advogado, consultor e auditor aposentado do estado da Bahia.
O tema central dessa roda de conversa são os benefícios da aprovação do Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional sobre a criação da Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e) e o Cadastro Nacional único para a abertura e manutenção das empresas, que funciona quase como uma extensão do CNPJ da empresa e poderia ser acessado por qualquer município ou Estado. Uma estimativa sobre a redução de custos e burocracia tributária está em torno de até R$ 150 bilhões por ano.
“Essa edição do Congresso é ainda mais necessária, pois o varejo está em busca de soluções inovadoras capazes de promover a eficiência operacional ao mesmo tempo que oferece experiências ao consumidor, que está cada vez mais exigente em relação à loja física”, afirma Paulo Eduardo Guimarães (Peguim). Quem for à feira também vai acompanhar em primeira mão o lançamento do Código 2D e suas aplicações. Para o varejo, as novidades vão desde a leitura do código no checkout, soluções que demonstram balanças até impressoras e leitores nos pontos de venda. Por meio da leitura do código pelo smartphone, o consumidor terá uma nova experiência de compra – da autenticidade do produto ao valor nutricional.
Dentre as vantagens do código bidimensional estão, a simplificação de processos, melhoria de gestão e controle de estoques, monitoramento de data de validade, e ainda a prevenção a perdas. Ao contrário do código de barras tradicional utilizado atualmente que carrega apenas 13 dígitos, o Código 2D pode conter milhares de dígitos e impressão em uma área menor nas embalagens.
Já as novidades sobre meios de pagamento eletrônicos, os expositores trazem soluções completas de pagamentos que geram maior e rentabilidade ao negócio, simulação de um checkout utilizando a maquininha POS, o lançamento do mini POS de baixo custo e uma impressora térmica.
Para empreendedores que desejam acelerar a capacidade do negócio há os self-checkout que automatizam o pagamento de compras em supermercados, farmácias e outros varejistas, cofres inteligentes, depositários de moedas e terminal de utilizado para escolha de refeições, compra de ingressos, entre outras aplicações e ainda, plataformas de pagamento na nuvem e recursos que transformam smartphones em pontos de venda para a realização de pagamentos.
Os softwares de gestão também apresentam muitas novidades:
As inovações sobre checkout vão de sistemas que toma conta de todos os aspectos de um restaurante (atendimento, operação, menu, cardápio, produção, relação com a cozinha, automatização de produção e delivery) e ainda oferecer relatórios, dashboards e inventário) a soluções para automação para a frente da loja e a retaguarda.
Os expositores trazem soluções de captura de dados que incluem leitores de códigos de barras, coletores de dados, terminais Android e etiquetas eletrônicas de preços, com foco especial em soluções que possuem a capacidade de melhorar a eficiência dos processos no varejo e logística. Além de apresentarem equipamentos de proteção de energia - nobreaks com tecnologias aplicadas aos sistemas de Automação Comercial, com o intuito de apoiar os diversos PDVs (pontos de vendas) presentes no segmento para aumentar sua produtividade e evitar falhas elétricas. Há ainda demonstração de AI - Inteligência Artificial israelense no self-checkout, balanças e PDVs que fazem com que os equipamentos aprendam sozinhos e melhorem o atendimento, conforme a utilização e reconheçam os produtos FLV, de forma automática sem intervenção humana.
Serviço:
Feira AUTOCOM 2022?
Data: 5, 6 e 7 de abril de 2022 ?
Horário: 10h às 18h?
Local: ExpoCenter Norte – Pavilhão Amarelo – São Paulo?
Informações: AUTOCOM 2022
CONGRESSO AUTOCOM 2022?
Data: 5, 6 de abril de 2022 ?
Horário: 10h às 18h?
Local: ExpoCenter Norte – Pavilhão Amarelo – São Paulo?
Informações e inscrições: Congresso AUTOCOM
Informações à Imprensa??
DFREIRE Comunicação e Negócios??
(11) 5105-7171??
Debora Freire:?[email protected]??
(11) 99976-1165?
?Elisabete Leandro: [email protected]?
(11) 99616-2885?
Mín. 22° Máx. 24°