O Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Trajano de Almeida, da cidade de Caseara – TO, se reuniu nesta quarta-feira, 6, com o Secretário Municipal de Saúde, Rondinelly Souza, para um bate-papo sobre ações da Secretaria de Saúde voltadas para a juventude casearense. Na oportunidade, o Grupo também conheceu a realidade estrutural de saúde pública municipal, regional e estadual.
No encontro foram abordados vários temas de interesse do Grêmio e da população, como o cenário atual da COVID 19 no município; o uso de máscara obrigatório; programas e ações da saúde municipal na Escola; ações preventivas relativo à saúde no ambiente escolar de combate ao uso de drogas e a gravidez na adolescência; entre outros temas.
Atualmente, o Grêmio Estudantil representa mais 260 alunos regularmente matriculados na Unidade Escolar. O momento foi importante, dinâmico e descontraído e todos os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas.
O Presidente do Grêmio e morador do Projeto de Assentamento Estrela do Araguaia, Diego Gonçalves, deu boas-vindas ao Secretário e o agradeceu por ter aceitado o convite. Na sequência, Rondinelly fez seus agradecimentos e parabenizou os estudantes pela brilhante iniciativa de procurar o poder público.
“É muito importante que líderes estudantis estejam engajados em questões que envolvam a saúde pública da nossa Juventude de Caseara. Agradeço o convite feito pelos alunos do Colégio Estadual Trajano de Almeida. A Diretoria do Grêmio inicia sua representação de forma correta, antenados à questões de saúde de toda classe jovem do município”, disse Rondinelly.
Durante a conversa, o Presidente Diego Gonçalves perguntou ao Gestor sobre ações de prevenção à saúde voltada aos jovens e adolescentes. O Secretário respondeu que no decorrer dos anos, a Secretaria tem realizado ações em parceiras com todas as escolas no município. Foi mencionando que em 2021 e neste ano de 2022 várias atividades de orientações e prevenções no ambiente escolar foram realizadas, abordando várias temáticas, como saúde da mulher; setembro amarelo e prevenção ao suicídio; saúde bucal; dengue, entre outros temas.
A vice-presidente do Grêmio, aluna Amanda Vilarins, também abordou a situação da COVID-19 no município e questionou sobre a liberação do uso de máscaras em lugares fechados.
COVID-19
Rondinelly destacou que acredita que se os casos continuarem zerados e que se a vacinação continuar sendo prioridade, com certeza em breve poderá ser facultado o uso de máscara em todos os lugares. O Gestor reforçou que para isso todos precisam completar seu ciclo vacinal, em especial os jovens e adolescentes. Na ocasião, o Secretário informou que 442 jovens de 12 a 17 anos tomaram a primeira dose e somente 333 retornaram para a segunda dose.
“Aproveito a oportunidade para que vocês, líderes estudantis, auxiliem na divulgação e sensibilização dos colegas para fecharem seu ciclo de vacinal. O último caso de Covid detectado no município foi no dia 13 de março. Precisamos manter os bons resultados e conto com a ajuda de vocês”, afirmou o Secretário.
Combate às Drogas
Também foi discutido o tema “drogas na adolescência e juventude”, ocasião em que Rondinelly destacou que o município passa por um momento delicado em relação ao tema. O Gestor informou que a Prefeita Ildislene já solicitou urgência na realização de um trabalho conjunto entre todas as pastas do Governo Municipal, Igrejas locais e demais parceiros, para que juntos possam buscar soluções rápidas para este problema.
Esporte e saúde
Ainda durante a conversa, o presidente Diego solicitou apoiou da Secretaria para que jovens atletas de Caseara possam participar da temporada de Jets - Jogos Estudantis do Tocantins, pois muitos alunos necessitam de consultas e eletrocardiogramas para participação.
Rondinelly pediu a demanda de forma antecipada e se comprometeu a fazer o que estiver ao alcance da secretaria para atender o pedido.
O Grêmio Estudantil é formado por 12 membros em sua diretoria, sendo que 11 deles estiveram presentes na Reunião.
Mín. 22° Máx. 37°