A Prefeitura de Monte Santo do Tocantins através da Secretaria de Saúde realizou uma ação nesta quarta-feira (01/06) que tem como objetivo, eliminar todos os cães com Leishmaniose, através da eutanásia.
Trata-se de um (Inquérito sorológico censitário). Foi iniciado no dia 1°de junho a testagem para Leishmaniose (Teste-rápido) de todos os cães da Zona urbana.
Devido um grande percentual de casos positivo em cães, como também em humanos, o Estado disponibilizou os testes para realização. Antes era pactuado somente 12 testes rápido mensal.
Prevenção e combate
Pessoas residentes em áreas onde ocorrem casos de leishmaniose, ao sentirem os sintomas da doença devem procurar o serviço de saúde mais próximo a sua casa o quanto antes, pois o diagnóstico e o tratamento precoce evitam o agravamento.
A transmissão acontece quando fêmeas de insetos flebotomíneos (mosquito palha, tatuquiras, biriguis, conhecidos popularmente) infectados picam cães ou outros animais infectados e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi.
A leishmaniose Visceral (LV) tem tratamento para os humanos. Ele é gratuito e está disponível na rede de serviços do Sistema Único de Saúde.
Atualmente a eutanásia de animais infectados pode ser utilizada para controle e combate a disseminação da doença.