Senado Federal Senado Federal
Comissão de Orçamento debate transferências especiais por emendas de bancada
A Comissão Mista de Orçamento realiza audiência pública nesta terça-feira (21), às 15h, no plenário 2 da Câmara, para discutir o uso de transferênc...
21/06/2022 09h30
Por: Nathaly Guimarães Fonte: Agência Senado
Reunião da CMO está marcada para as 15h desta terça-fe9ra (21) - Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão Mista de Orçamento realiza audiência pública nesta terça-feira (21), às 15h, no plenário 2 da Câmara, para discutir o uso de transferências especiais por emendas de bancada estadual.

O deputado Tiago Dimas (Podemos-TO), que pediu a audiência, lembrou que a LDO 2021 (Lei 14.116, de 2020) permitia que as emendas de bancada estadual seguissem duas modalidades de execução — transferências especiais ou transferências com finalidade específica —, que são previstas na Constituição para as emendas individuais ao Orçamento. O dispositivo foi vetado, mas o Congresso Nacional havia derrubado o veto.

Já na LDO 2022 (Lei 14.194, de 2021), completou o deputado, havia a mesma previsão, mas o dispositivo foi novamente vetado pelo presidente da República e o veto foi mantido.

Continua após a publicidade

"No intervalo de uma lei para outra, o partido Novo protocolou a ADI 6786 para que o STF considerasse inconstitucional tal previsão constante da LDO 2021. A ação não foi julgada ainda e não há previsão para tanto, tendo em vista que atualmente a legislação não contempla tal possibilidade", observou.

Para o deputado, a emenda de bancada estadual (RP7) na modalidade de transferência especial pode representar um marco para a eficiência do Orçamento, pois os parlamentares integrantes de bancadas estaduais poderiam destinar estas emendas diretamente para os entes federados, sem "entraves burocráticos de intermediários".

Continua após a publicidade

"Isto significaria uma maior agilidade na prestação do serviço público para a população, na ponta, podendo o poder público ser mais eficaz no atendimento às necessidades locais de cada ente federado, seja ele município ou seja ele estado", disse.

Debatedores

Foram convidados para a audiência:
- o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski;
- o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Sarto;
- o presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Diogo Borges;
- representante do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz); 
- e representante do Ministério da Economia.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Continua após a publicidade