O Plenário aprovou nesta quinta-feira (7) projeto de resolução do Senado (PRS 50/2021) que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Bahrein. O objetivo da matéria é incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países. A proposta do senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi relatada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS). A matéria vai à promulgação.
Na justificativa do projeto, Marcos do Val diz que as primeiras reservas de petróleo da região do Golfo foram encontradas no Bahrein, nos anos 1930. O senador relembra ainda que Brasil e Bahrein também estabeleceram relações diplomáticas em 1974.
“Atualmente, a representação brasileira é exercida pela Embaixada do Brasil no Kuwait. O relacionamento comercial entre os dois países tem sido superavitário para o Brasil. As economias são complementares e apresentam significativo potencial de incremento nas trocas bilaterais. De um lado, as importações bahreinitas de produtos do agronegócio brasileiro têm imensas possibilidades de expansão. De outro, o Bahrein, na condição de importante centro financeiro regional, tem condições de promover ambiente de negócios adequado para empresas brasileiras”, destaca.
Nelsinho Trad defendeu a aprovação do PRS 50/2021. Ele destacou que os grupos parlamentares viabilizam trocas de experiências entre os Poderes Legislativos nacionais.
— O peso das relações bilaterais, a convergência de interesses econômicos entre os dois países recomenda a instituição do grupo parlamentar em apreço — afirmou Trad.
Mín. 21° Máx. 31°