22°C 37°C
Palmas, TO

Setor de serviços tem beneficiado a recuperação econômica e o avanço industrial

Com o aumento da digitalização, o segmento tem se aprimorado e está se tornando cada vez mais essencial para ganho de confiança e competitividade

11/07/2022 às 16h40
Por: Nathaly Guimarães Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Schneider Electric
Schneider Electric

Depois de passar por diversas retrações desde 2020 devido à pandemia, o setor de serviços está retomando sua força e desponta como um dos principais pilares da economia nacional. Com isso, a área denominada field services (serviços de campo) tem ganhado mais relevância nos últimos dois anos, sendo essencial para a retomada dos negócios.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o setor de serviços cresceu 10,9% em 2021 no País. Essa é a maior taxa para um acumulado de janeiro a dezembro desde o início da série histórica, em 2012. A indústria tem um papel fundamental nesse crescimento. Já o Purchasing Managers Index (PMI) Composto do Brasil – que informa sobre as condições de negócios atuais para a tomada de decisão das empresas na manufatura – no mês de março chegou ao nível mais elevado desde janeiro de 2010. 

“É por isso que os serviços se tornaram o centro dos negócios em boa parte das empresas. Com as pessoas cada vez mais conectadas, a digitalização se expandindo e novas demandas  surgindo – como a velocidade do processamento de informações e a eficiência nos segmentos produtivos –, o segmento se tornou crucial para ganho de escala e competitividade”, afirma Claudia Guimarães, diretora de Field Services da Schneider Electric Brasil. 

Segundo a executiva, no cenário atual, a inteligência e conectividade das soluções permitem que as prestadoras de serviço entreguem aos clientes uma experiência maior do que somente vender um produto. Ela explica que, antes, as companhias vendiam soluções e os serviços eram oferecidos como complemento, o que não cabe mais em um cenário tão competitivo.

“Nesse sentido, destacam-se as soluções que oferecem a execução de serviços remotos, obtenção de dados em tempo real e o ganho sustentável. Essas tecnologias trazem mais segurança — tanto física (menor exposição à riscos pelos operadores) quanto cibernética —, maior assertividade no processamento de dados e maior competitividade em um mercado que exige cada vez mais ações sustentáveis”, diz Claudia. 

Na visão da especialista, o ganho tecnológico trouxe grandes aprendizados para o setor e novas necessidades que devem ditar o que vem pela frente. Além disso, tem impulsionado a indústria e, consequentemente, a economia nacional como um todo. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, por exemplo, deve crescer 1,1% em 2022, segundo projeção feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A instituição aponta, ainda, que essa alta deve ser puxada principalmente pelo setor de serviços, com um aumento previsto de 1,8% neste ano.

“Acredito que, com planejamento e com um olhar cada vez mais estratégico para a transformação digital, os serviços remotos e as soluções para executar os diferentes tipos de intervenções podem ganhar espaço ainda maior nas companhias e entregar mais resultados”, complementa a diretora de Field Services da Schneider Electric.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO
23°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

24° Sensação
2.57km/h Vento
88% Umidade
24% (0.14mm) Chance de chuva
05h42 Nascer do sol
06h11 Pôr do sol
Dom 37° 24°
Seg 37° 24°
Ter 36° 25°
Qua 33° 23°
Qui 36° 22°
Atualizado às 04h04
Economia
Dólar
R$ 5,87 +0,02%
Euro
R$ 6,36 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,47%
Bitcoin
R$ 433,090,53 +0,92%
Ibovespa
128,120,75 pts -1.23%
Publicidade