Em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (13), o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) exortou todos os pré-candidatos presidenciais a se pronunciarem conjuntamente em apelo à paz, em defesa da democracia, mostrando que não toleram a intolerância. Referindo-se à morte do militante petista Marcelo Arruda em Foz do Iguaçu, no Paraná, o senador considerou "muito triste ver uma festa de aniversário ser invadida por causa de intolerância política" e a discussão e o diálogo cederem lugar a uma verdadeira "batalha de tiros".
— O desfecho trágico é revelador do absurdo que ganha corpo em nosso país. Há outros exemplos, como bomba incendiária em palanque de candidato, carro de juiz sendo apedrejado, atingido por ovos, terra e excrementos, e a proliferação de todo tipo de ameaças nas redes sociais — afirmou.
Kajuru considerou essencial numa sociedade civilizada o respeito àqueles que são divergentes na maneira de pensar, pois, segundo o senador, "a democracia é muito mais do que a convivência fraterna entre os iguais", requerendo, sim, tolerância com os que são diferentes.
— Divergir sim, respeitar também. Esta tem de ser a regra para quem prega, defende e vive a democracia. A responsabilidade pela busca da concórdia é de todos, mas é maior para alguns — concluiu.