22°C 37°C
Palmas, TO

Quais são os passos para iniciar a inovação aberta no setor farmacêutico?

A inovação está cada vez mais presente nas empresas focadas em inovações que levam soluções para o setor, onde consiste na criação de soluções inte...

29/07/2022 às 13h10
Por: Nathaly Guimarães Fonte: Agência Dino
Compartilhe:

O conceito de inovação aberta, ou open innovation, é um conceito já presente em muitas empresas mundo afora. Há relatos de que foi Henry Chesbrough, líder estrategista e autor de um livro voltado ao assunto, que cunhou o termo. Desse modo, ao citar Henry para falar sobre o que essa tendência emergente envolve, “nenhuma inovação acontece de forma independente”.

O processo de inovação aberta consiste na cocriação de soluções aliadas a recursos e capacidades internas e externas de uma organização. Ao contrário da inovação fechada, ela busca interagir com um ecossistema de possibilidades para geração de valor e para a obtenção de vantagem competitiva. Com isso, surgem estruturas dinâmicas que, além de oxigenar a economia com novos produtos e modelos de negócio, ajudam as empresas já estabelecidas a manter o domínio de mercado.

Ao analisar âmbito farmacêutico, percebe-se um setor consolidado, tradicional e estabelecido em uma política de atuação. Por isso, os ciclos de mudança na área são mais longos e menos impactantes de forma geral, mas não deixam de ser fundamentais.

A inovação no varejo farmacêutico cresce de forma orgânica. Em paralelo, surge outro movimento financiado por empresas focadas em inovação, que levam soluções para esse setor. A vantagem é trabalhar um crescimento proativo em contraponto ao crescimento orgânico e reativo. Além disso, nota-se que as empresas conseguem potencializar as capacidades e recursos internos ao agir em rede ou em parcerias com outras organizações.

Nessa perspectiva, a inovação aberta é essencial para incorporação de tecnologias, geração de valor e obtenção de vantagem competitiva. Por isso, é interessante conhecer três passos para implementar um processo de inovação aberta no varejo farmacêutico:

1. Cultura organizacional direcionada para inovação:

Se a empresa não possui a inovação como um valor interno, não há como obter a inovação como resultado.

2. Estratégias bem definidas:

É preciso lançar mão de ações e políticas que tenham o cliente no centro do negócio, pois, se o fim for o faturamento e o lucro, os resultados serão momentâneos e a organização não vai conseguir se estabelecer, deixando de gerar valor em inovação.

3. Conexão com o ecossistema de inovação para investir e fazer parcerias:

Para empreendimentos, é necessário que essas conexões possibilitem gerar, estabelecer e capturar valor e, além disso, estabelecer relações com um mercado que promova vantagem competitiva.

Quando se fala em inovação aberta, a conexão entre os recursos e as capacidades internas e externas possibilita encurtar o caminho percorrido pela inovação fechada. Por meio do modelo de venture builder, é possível tornar esse conceito uma realidade no setor do varejo farmacêutico, ao mesmo tempo que os riscos presentes nos projetos diminuam.

O faturamento pode ser visto como uma consequência derivada da geração, do estabelecimento e da captura de valor quando as instituições conseguem empreender uma inovação com êxito.

É possível, com todo o processo, gerar ganhos materiais e imateriais, que podem ser quantificados e qualificados por métricas que vão além dos efeitos financeiros.

*Por Farma Ventures

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO
22°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

23° Sensação
2.06km/h Vento
94% Umidade
24% (0.14mm) Chance de chuva
05h42 Nascer do sol
06h11 Pôr do sol
Dom 37° 24°
Seg 37° 24°
Ter 36° 25°
Qua 33° 23°
Qui 36° 22°
Atualizado às 01h04
Economia
Dólar
R$ 5,87 +0,02%
Euro
R$ 6,36 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,47%
Bitcoin
R$ 433,049,03 +0,91%
Ibovespa
128,120,75 pts -1.23%
Publicidade