O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) declarou, em pronunciamento nesta quarta-feira (3), apoio à Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de direito. O manifesto foi elaborado por ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e lançado após ataques do presidente Jair Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro.
Kajuru destacou que centenas de milhares de brasileiros estão assinando o documento em uma demonstração de que "a sociedade civil finalmente superou a letargia em que se encontrava". Ele ressaltou que a carta alerta contra ameaças golpistas que vêm ganhando corpo à medida que as eleições se aproximam.
— Há dois meses do primeiro turno das eleições, deveríamos estar vivenciando o ápice da democracia. Todavia, como diz o documento, “ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco as instituições da república e insinuações de desacato ao resultado das eleições".
Kajuru criticou declarações de Bolsonaro sobre o assunto, além de desaprovar reunião em que o presidente atacou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na presença de embaixadores estrangeiros.
Mín. 21° Máx. 31°