Organizações de diversos segmentos e portes têm um elemento em comum: o atendimento ao cliente, que faz parte das etapas dos processos de contratação de qualquer negócio e que está cada vez mais otimizado.
De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo site MoneyTransfers, o aplicativo de mensagens da Meta cresceu em popularidade no mundo inteiro no primeiro trimestre de 2022, sendo verificado, neste período, um aumento de 41% em engajamento. Além disso, neste período, 55% da média de usuários mensais (MAUs) foi composta por “power users”, isto é, pessoas que se comunicam pelo mensageiro diariamente.
Em um cenário de negócios, o Whatsapp Business, segmento do aplicativo voltado para o atendimento de empresas e empresários, já é utilizado por 72% dos empreendedores no Brasil, segundo dados do SEBRAE, o que traz à tona um olhar mais profissional para a funcionalidade da ferramenta.
Neste contexto, há diferenças sensíveis entre o WhatsApp “convencional” e outros dois modelos que são destinados ao uso comercial. O WhatsApp pessoal é a versão gratuita para uso particular, sendo a ferramenta que a maioria das pessoas utilizam no dia a dia para enviar e receber mensagens de texto e voz, além de realizar videochamadas e ligações.
Já o WhatsApp Business é o formato gratuito para contas comerciais. Apesar de oferecer recursos adicionais, ele possui limitações. Nesta versão, não é possível que vários atendentes utilizem o mesmo número, nem automatizar o envio de mensagens em massa e usar chatbots, por exemplo.
Por fim, o WhatsApp Business API é um serviço pago projetado para escalar o atendimento e as vendas. Com ele, é possível automatizar mensagens, utilizar chatbots, reduzir o risco de um ter o número bloqueado e ter um único número para vários atendentes, entre outros recursos.
Sete características do WhatsApp Business API
Ao optar por uma API do WhatsApp, uma empresa pode ter diversas funcionalidades para a utilização em seu cotidiano. Para facilitar o entendimento, a reportagem organizou sete características sobre os recursos do aplicativo:
A importância das empresas BSPs
Roberto Dariva, Diretor da Code7, empresa que desenvolve softwares para simplificação da comunicação digital entre as marcas e seus consumidores e que se tornou uma BSP, explica que as empresas BSP (Business Service Provider) oferecem auxílio a empreendimentos que querem implementar contas de WhatsApp Business.
“As empresas BSPs são responsáveis por solicitar a integração da API junto ao WhatsApp. Elas são escolhidas pela Meta e tornam-se provedoras oficiais, ficando encarregadas de fazer todos os processos burocráticos, obrigatórios para a obtenção do serviço”, afirma.
“Dentre as soluções”, prossegue, “as empresas de BSP podem configurar e solicitar a criação de conta da API do WhatsApp, interceder na solicitação e aprovação dos HSMs e auxiliar na obtenção do selo de conta verificada”, completa.
Para mais informações, basta acessar: https://code7.com/whatsapp/?utm_source=assessoria-imprensa-dino&utm_medium=referral&utm_campaign=texto1-bsp-whatsapp-api e http://code7.com/bot_whatsapp_api
Mín. 23° Máx. 31°