23°C 31°C
Palmas, TO

Marketing Digital aponta tendências que continuarão em 2023

Comunicação personalizada, CRM e Data Driven serão determinantes para sucesso em qualquer estratégia

04/10/2022 às 15h35
Por: Nathaly Guimarães Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Desde 2020, é notável a tendência de adaptação ao mercado e de digitalização dos processos. Enquanto algumas indústrias lutam para se reinventar, o marketing digital cresceu como nunca. Os profissionais dessa área trabalham com mais foco na construção de mensagens relevantes para o público-alvo de suas empresas, com o objetivo de aumentar a captação e retenção de clientes.

A última edição do relatório “The CMO Suvery” de 2022, comprova esse dado e mostra que 67,9% dos profissionais de marketing de nível sênior sentiram que suas funções aumentaram em importância. E, com isso, ajudaram o marketing digital adquirir maturidade. 

Segundo outra pesquisa sobre o setor, intitulada “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, 94% das companhias preferem o Marketing Digital como estratégia de crescimento, fazendo com que apenas 5,5% das companhias entrevistadas utilizem ferramentas tradicionais de publicidade e eventos.

Além disso, o e-mail marketing segue com extrema relevância e, de acordo com a pesquisa, 68% das empresas utilizam e-mail marketing como forma de relacionamento direto com seus clientes.

Mas, o que esperar para 2023? A especialista de Marketing e Brand Manager da Sendinblue, Laura Parra, aponta três tendências do Marketing Digital que continuarão crescendo:

  1. Personalizar a comunicação com o cliente: de acordo com as preferências de cada consumidor e sua faixa etária, por exemplo, é ideal definir o tom da mensagem (e-mail marketing, SMS, chat personalizado) e do vocabulário para garantir o sucesso na comunicação;
  2. Utilizar o CRM de forma cada vez mais estratégica: com base nas preferências de cada cliente, é possível personalizar desde o conteúdo da mensagem, a estratégia de vendas para determinado produto até seguimentar por geolocalização, sexo, idade, entre outros dados.
  3. Criar estratégias Data Driven: com dados captados pelo CRM é essencial a tomada de decisões baseada em análise e interpretação de dados com foco na otimização da jornada do cliente.

Além do aumento dessas tendências, Laura afirma que é necessário inovar, buscar atualizações, plataformas e parceiros que possam aprimorar o negócio. “Ter a mente aberta para novidades e observar com atenção novas possibilidades, saber aplicar a metodologia correta para cada caso e ter estratégia certamente são caminhos para o sucesso”, conclui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO
27°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 31°

29° Sensação
1.54km/h Vento
69% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h42 Nascer do sol
06h11 Pôr do sol
Sáb 37° 24°
Dom 38° 25°
Seg 35° 26°
Ter 37° 23°
Qua 36° 24°
Atualizado às 10h05
Economia
Dólar
R$ 5,82 +0,54%
Euro
R$ 6,32 +0,35%
Peso Argentino
R$ 0,01 +1,42%
Bitcoin
R$ 437,369,71 +0,95%
Ibovespa
128,928,75 pts -0.6%
Publicidade