Senado Federal Senado Federal
Girão defende PL que proíbe divulgação de pesquisa 30 dias antes das eleições
Em pronunciamento nesta terça-feira (4), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) defendeu a aprovação do PL 5.379/2020, que proíbe a divulgação de pes...
04/10/2022 17h50
Por: Nathaly Guimarães Fonte: Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Em pronunciamento nesta terça-feira (4), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) defendeu a aprovação do PL 5.379/2020, que proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais nos 30 dias que antecedem as eleições. A proposta está parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde aguarda designação de relator.

Autor do projeto, Girão afirma que é preciso regulamentar a questão para evitar que pesquisas, segundo ele, tendenciosas, acabem influenciando na decisão do eleitor.

De acordo com o senador, os números divulgados pelos institutos DataFolha e Ipec não corresponderam aos apurados nas urnas. Ao final da contagem dos votos, disse Girão, o resultado final mostrou que haverá segundo turno e a diferença entre os candidatos Lula e Bolsonaro foi de apenas 5%, e não o total divulgado pelos institutos às vésperas do primeiro turno.

Continua após a publicidade

— Além disso, assinei o pedido do nosso colega, [senador] Marcos do Val (Podemos-ES), para instalação imediata de uma CPI que pretende investigar os institutos de pesquisa — afirmou.

O senador disse ainda que aguarda o início da próxima legislatura para reiniciar as ações de enfrentamento ao que ele classificou de abusos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Continua após a publicidade

Para ele, os juízes da Corte interferiram nas eleições, ao tomar medidas contrárias a empresários que supostamente se manifestaram favoravelmente a um golpe de Estado, caso Lula vença o pleito, como o bloqueio de contas bancárias e contas nas redes sociais.