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Inbound marketing BPO oferece novo caminho para o marketing das empresas
Especialista em Marketing Digital descreve como o inbound marketing pode ser implementado em estrutura de BPO e como isso pode ajudar as empresas a...
20/10/2022 10h35
Por: Nathaly Guimarães Fonte: Agência Dino
Interna

De acordo com pesquisa da SuperOffice, de Abril de 2022, feita com 402 profissionais de vendas, 60% dos entrevistados afirmaram que eles somente utilizam canais "inbound"Essa é a adaptação pela qual a força de vendas já passou. A pergunta agora seria: como implementar as ferramentas e técnicas de inbound? Afinal, essa implementação pode ser feita com a utilização de recursos e pessoas internas na empresa ou por meio da terceirização (BPO), conforme define o especialista em marketing digital Diego Barbosa da WSI, agência canadense de marketing digital. 

Diego ainda define o inbound marketing, ou marketing de atração. Trata-se de uma metodologia de marketing digital que tem como foco utilizar a mídia on-line para expandir o alcance da marca e o engajamento das pessoas ou empresas de acordo com as personas do negócio.

Esse processo ocorre por meio de redes sociais, blogs, sites, marketing de conteúdo, e-books, dentre outras opções e é a partir desse encaminhamento em múltiplos canais que a comunicação se torna mais direta com o consumidor. Não tão recentemente, o BPO (outsourcing ou terceirização) tem ganhado força, como mostra o resumo do relatório de pesquisa de mercado global Technavio. No Marketing Digital e inbound marketing o movimento é o mesmo e por isso é notável o crescimento do inbound marketing BPO.

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O que é BPO no inbound marketing?

Business Process Outsourcing (BPO) – que, em português, significa terceirização de processos de negócios – é um novo modelo de contratação que tem como finalidade contratar outras empresas especializadas para fazer a operação e automação de algum projeto em específico.

Como funciona o inbound marketing BPO?

O especialista da WSI relaciona o inbound marketing com o BPO e afirma que é uma forma das empresas focarem no ponto mais importante do negócio, ou seja, a atração e retenção de potenciais clientes interessados nos conteúdos da indústria – core business –, e transferirem outras responsabilidades a terceirizados especializados. Em outras palavras, a empresa delega a outros parceiros fornecedores processos e operações que são de grande importância estratégica, porém, não são o core business do negócio.

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Por que investir no Inbound Marketing BPO?

Custos

Diego Barbosa da WSI resume que a metodologia do inbound marketing BPO tem como objetivo a redução de custos e a otimização da utilidade dos recursos de mídia e, nesse sentido, as economias podem ser consideráveis, por não serem necessários os processos de admissões de funcionários, nem os treinamentos para capacitação. A empresa terceirizada é quem cuidará de todas as tarefas e da gestão do projeto, e a contratante somente aprovará criações, bem como irá monitorar a evolução com base em métricas e relatórios.

Especialistas

A área de marketing vive em constante atualização. Acompanhar essa evolução requer a realização de testes e conclusões objetivas e, por isso, a contratação de especialistas terceirizados pode ser vantajosa. Esse apetite por especialistas já existe, conforme pesquisa da CNI 63,1% das indústrias brasileiras utilizam serviços terceirizados e, dessas, 84% pretendem manter ou ampliar esse processo de contratação de terceiros. É um alerta para os excessos das empresas em querer internalizar o que está fora do core business.

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Estatísticas

Conforme Diego Barbosa explica, no inbound marketing, é essencial avaliar uma extensa gama de indicadores e o alcance das publicações realizadas em redes sociais, sites, aplicativos e outras mídias. Mais uma vez, fica evidente a necessidade de contar com especialistas para que todas as métricas sejam obtidas de todas as ferramentas disponíveis como Google Analytics, Google Meu Negócio, Google Search Console, dados das plataformas de publicidade paga como Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads, além do próprio CRM (customer relationship management - sistema de gestão do relacionamento com clientes e prospects).

Reconhecimento

O especialista em marketing digital relata que ao utilizar o inbound marketing BPO é possível obter uma importante vantagem competitiva, visto que se trata de uma aplicação do marketing digital, com a utilização de profissionais do segmento e atividades direcionadas de forma totalmente complementar a rotina operacional da empresa contratante. O core business permanece intacto e recursos são amplamente liberados para atividades estratégicas ou mesmo complementares do processo de planejamento da organização, com maximização da eficiência. 

Quais as diferenças entre BPO e terceirização?

Um alerta importante feito por Diego é que apesar de parecidos, o BPO e a terceirização operam de modos diferentes no mercado. Enquanto a terceirização tem como foco atividades de apoio ao processo empresarial como serviços de segurança, limpeza, alimentação e outros, o BPO será implementado mediante um projeto, no qual será avaliado estrategicamente o impacto gerado nas atividades centrais do cliente contratante, com a definição de métricas.

No BPO, a empresa contratada adapta o seu know-how à empresa contratante, colocando à disposição do cliente o trabalho de consultoria e a visão estratégica, assim como recursos de alta tecnologia e com alto potencial de impactos nos resultados. Outra diferença essencial é a forma como os dois modelos são aplicados na empresa contratante. A terceirização simples é uma peça para auxílio, com impacto operacional; já o BPO busca mapear o negócio e a partir de diagnósticos empresariais tecer um plano de ação com impacto em nível tático e estratégico, gerando benefícios de médio e longo prazo.

Vale a pena investir em inbound marketing BPO?

Há ainda outras situações para a implementação do inbound marketing BPO e uma das maiores empresas de softwares do mundo, a Pipefy define esses cenários: a empresa está sem os recursos necessários (pessoas ou ferramentas) para dar início à estratégia; os profissionais não sabem como implementar inbound marketing; apesar das tentativas, a empresa tem dificuldades para conseguir ampliar sua cartela de clientes; a concorrência está muito avançada, obtendo market share e gerando risco para o negócio; o tempo para ser dedicado no processo é escasso e mais importante ainda é direcionar esforços no core business.