A Tocalivros Bibliotecas, que oferece milhares de títulos em audiolivro e e-book por meio de bibliotecas digitais personalizadas, promoverá o evento “Semana da Biblioteca Digital”, entre os dias 16 e 18 de novembro. O objetivo é apoiar e promover discussões em torno de temas como mediação de leitura, acervo digital e implementação de bibliotecas digitais.
O encontro será feito de forma online, sendo transmitido pelo YouTube e Facebook da Tocalivros. As inscrições poderão ser feitas pelo site. Durante o evento, haverá o sorteio de uma biblioteca digital Tocalivros. A instituição contemplada terá uso gratuito - a partir de 2023 - pelo período de um ano, além de mentorias da Tocalivros. Haverá, também, emissão de certificado virtual para os participantes.
Programação
Serão apresentados quatro webinars, com os seguintes temas:
Os convidados que estarão presentes são:
Evento
Por meio dos temas abordados serão mostrados os benefícios, diferenciais, produção, divulgação dos audiolivros, além de projetos sociais que podem ser realizados com a plataforma. O evento é destinado a profissionais de bibliotecas, secretários, leitores, instituições de ensino e alunos que tenham interesse em promover o acesso à leitura através do acervo digital em dois formatos: audiolivros e ebooks.
Para Hanna Gledyz, Bibliotecária e Consultora na Tocalivros Bibliotecas, o encontro tem como finalidade apoiar profissionais de bibliotecas para impulsionar discussões acerca de bibliotecas digitais, considerando conquistas e desafios do setor. “Sabemos da necessidade dos espaços de leitura se inovarem, adquirir novas tecnologias e buscar atender cada vez mais as demandas de seu público leitor e comunidade, mas também é preciso considerar o cenário atual, a valorização dos profissionais a frente destes equipamentos, a necessidade da construção de políticas públicas e o amparo para construções sobre assuntos poucos debatidos, como o uso de audiolivros nas bibliotecas ou mesmo a medicação de leitura a partir de e-books“, declara.
Sobre a Biblioteca Digital Tocalivros
A Tocalivros Bibliotecas é um setor da Tocalivros criado para atender exclusivamente bibliotecas e iniciativas de incentivo à leitura, em que são produzidos, distribuídos, comercializados, além de reproduzir livros em áudio e e-books .
Fundada em 2014, por meio de editais de fomento ao setor digital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a empresa conta hoje com uma plataforma de assinatura, onde todas as pessoas interessadas podem ter acesso a um vasto acervo de conteúdos digitais.
Em 2019, a Tocalivros registrou 400% de crescimento e, em 2020, época da pandemia, o faturamento foi quadruplicado, o que consagrou a empresa como uma das maiores produtoras do país.
Em 2020, a Tocalivros Bibliotecas foi gerada para produzir um acervo amplo e diversificado para atender bibliotecas e projetos de leitura, atendendo profissionais de bibliotecas e leitores.
Em 2021, a Tocalivros, em parceria com a Recode (ONG que promove o empoderamento digital da população), criou o projeto Biblioteca Digital Tocalivros, sendo possível beneficiar 149 bibliotecas públicas, municipais e comunitárias de forma gratuita pelo período de um ano. Esse primeiro projeto foi finalizado em março deste ano.
Com o sucesso da iniciativa, foi criada uma nova proposta intitulada “Nossa Biblioteca Digital”, que conta com 27 bibliotecas - uma em cada estado e no Distrito Federal - disponibilizando acesso gratuito à plataforma por um ano e será concluída em dezembro deste ano.
A Biblioteca Digital Tocalivros é considerada uma extensão da biblioteca física, agregando o acervo da instituição com o objetivo de disponibilizar o uso, via aplicativo de modo online e offline, e também pelo site, a milhares de livros, otimizando tempo e espaço para os leitores.
Serviço:
Semana da Biblioteca Digital
Quando: 16, 17 e 18 de novembro
Onde: Redes Sociais da Tocalivros - YouTube e Facebook
Inscrição: Site da Biblioteca
Temas que serão abordados: Mediação de leitura com livros digitais; Audiolivros na biblioteca; Leitura digital como direito humano; Como implementar e promover uma biblioteca digital.