O mês de dezembro é referência no combate ao Vírus da imunodeficiência humana (HIV) / Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), sendo considerado um período muito importante para reforçar a necessidade da prevenção da infecção e do combate ao vírus causador da imunodeficiência humana. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) chama atenção da população para a prevenção e luta contra a Aids.
A campanha do ‘Dezembro Vermelho’, além de ser relevante no que se refere ao combate e prevenção da infecção pelo vírus HIV, é considerada, hoje, um grande marco nacional para a luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Este ano o Tocantins irá trabalhar o tema ‘O Jovem e a Ampliação da Profilaxia Pré-exposição ao HIV’.
Segundo dados disponibilizados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da SES-TO, foram registrados 259 novos casos de pessoas infectadas pelo HIV, 67 pessoas diagnosticadas com Aids e 57 registros de óbito até 29 de novembro de 2022.
“O SUS é um dos maiores programas de tratamento público e gratuito com anti-retroviral do mundo. No Tocantins, a população tem acesso ao tratamento do HIV nos Serviços de Assistência Especializada (SAE), Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional. Além disso, temos uma política de profilaxia pós-exposição para alguns grupos específicos de risco”, afirmou a superintendente da SVS, Perciliana Bezerra.
Durante a campanha, a Pasta irá reforçar a acessibilidade aos testes rápidos que estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), da maioria dos municípios do Estado, nos Serviços de Assistência Especializada (SAE), em Araguaína, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Araguaína e Palmas.