21°C 27°C
Palmas, TO
Publicidade

Bots escritores antecipam o futuro da produção de conteúdo

Tecnologia combina linguística computacional com algoritmos de inteligência artificial para criar textos para uso em redes sociais e outros canais ...

14/12/2022 às 12h30
Por: Nathaly Guimarães Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Freepik
Freepik

A inteligência artificial (IA) chegou na área de produção de conteúdo. Desenvolvida para gerar textos para redes sociais, peças de marketing, artigos e demais formatos de textos, a tecnologia é voltada para empreendedores que hoje encontram na redação um gargalo de operação.  

A solução, que combina linguística computacional com algoritmos de IA para criar textos em poucos segundos, vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos e é realidade na estratégia de comunicação de empresas no exterior. Em 2018, a Associated Press (AP) anunciou que passaria a utilizar um gerador de conteúdos para automatizar publicações sobre as prévias dos jogos da Divisão I da NCAA Basketball Championship, liga universitária dos Estados Unidos.

O uso por pessoas físicas com a finalidade de compartilhar conteúdos também não é novidade. Sverker Johansson, autor de 10% dos mais de 60 milhões de artigos publicados na plataforma Wikipédia, alcançou a incrível marca após desenvolver, há quase 10 anos, um bot que o ajudou a ser um dos editores mais atuantes na enciclopédia colaborativa.

“Esta tecnologia pode ser aplicada por empresas e pessoas que por falta de tempo ou pouca familiaridade com a escrita têm dificuldade para criar conteúdos do zero. A ideia é que a inteligência artificial desenvolva textos de boa qualidade em segundos a partir de instruções passadas pelo usuário”, explica Rodrigo Gimenes, especialista em desenvolvimento de plataformas de inteligência de dados e produtos digitais.

41% das empresas brasileiras já utilizam inteligência artificial

Em outubro, a IBM divulgou uma pesquisa que revelou que 41% das empresas brasileiras utilizam inteligência artificial em suas operações diárias. “A aceleração digital provocada pela pandemia de Covid-19 e o aumento do volume de dados que circulam na internet elevaram a competitividade na hora de conquistar o cliente. Para lidar com essa realidade, a inteligência artificial surge como um dos principais diferenciais do mercado”, pontua Breno Berman, especialista em inteligência de negócios para e-commerce.

Rodrigo Gimenes destaca que a produção de conteúdo é, atualmente, uma das estratégias mais fortes do marketing digital. “Criar conteúdos para fortalecer o relacionamento com o público deixou de ser um complemento para se tornar uma estratégia obrigatória para quem busca ampliar o engajamento com o público. Neste cenário, a constância de publicações é um ponto chave, porém, inalcançável para quem não tem um time de redatores à disposição, e a IA se apresenta como alternativa”.

Manoela Hoffmann, especialista em gestão de marcas, destaca a importância da produção de conteúdo como estratégia de comunicação para empresas. “Não existe produto ou serviço que não precise de comunicação para se manter vivo. Dar voz a uma marca é torná-la viva, expressiva e interativa, tudo que o mundo conectado, transformador e humano exige dos negócios do futuro”.

Inteligência artificial desenvolve textos personalizados

A dificuldade para escrever é um problema comum ao público que adota a tecnologia de inteligência artificial para desenvolver textos personalizados de acordo com a finalidade do usuário. “Hoje, a tecnologia está mais sofisticada e assertiva na composição de textos, que podem ser usados na íntegra ou passar por uma revisão para inclusão de informações ou adequação de estilo que o autor julgar necessário”, orienta Rodrigo Gimenes.

Gimenes destaca também a rapidez com a qual a IA entrega conteúdos originais. “As pessoas estão cada vez mais conectadas e anseiam por um volume de conteúdos inéditos que nem sempre a mão de obra humana consegue acompanhar. O tempo de produção de um artigo para blog, por exemplo, cai de 1 dia útil para menos de 10 segundos”.

No Brasil, as plataformas de IA voltadas para produção de conteúdo, chamadas de plataformas de copy, são recentes e estão ganhando força à medida que a demanda pelo serviço aumenta. “O mercado nacional está sendo observado para inputs de melhorias não só nos algoritmos, mas também na entrega e usabilidade. Quanto mais fácil e personalizada for a experiência para cada grupo de usuários, mais economia de tempo e de recursos serão gerados”, conclui o especialista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas, TO
26°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 27°

28° Sensação
3.6km/h Vento
78% Umidade
100% (5.35mm) Chance de chuva
05h42 Nascer do sol
06h10 Pôr do sol
Sex 31° 23°
Sáb 37° 23°
Dom 33° 24°
Seg 34° 25°
Ter 36° 22°
Atualizado às 13h04
Economia
Dólar
R$ 5,78 +0,23%
Euro
R$ 6,28 +0,43%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,61%
Bitcoin
R$ 432,796,55 -2,26%
Ibovespa
129,909,24 pts -0.56%
Publicidade