Senado Federal Senado Federal
Museu traça plano de restauração e reposição de peças atingidas na invasão
Passado o susto da invasão ao Congresso, é momento de reconstrução. Responsável por todas as obras de arte e parte do mobiliário danificado no Sena...
10/01/2023 18h35
Por: Nathaly Guimarães Fonte: Agência Senado
Técnico avalia danos em retratos da galeria de ex-presidentes do Senado depois da invasão e depredação das instalações do Senado - Waldemir Barreto/Agência Senado

Passado o susto da invasão ao Congresso, é momento de reconstrução. Responsável por todas as obras de arte e parte do mobiliário danificado no Senado, o Serviço de Gestão de Acervo Museológico (Segam) já traçou um plano. A expectativa é concluir procedimentos burocráticos e algumas restaurações até o fim de fevereiro. Os processos mais complexos exigirão tempo.

A chefe de serviço do Segam, Maria Cristina Silva Monteiro, responsável por listar todas as áreas e objetos vandalizados na Casa, admitiu que o estrago poderia ter sido ainda maior. Segundo ela, algumas peças de difícil reparação, como os paineis de vidro de Marianne Peretti, ficaram intactos. Ela conta que foi procurada por diversos de voluntários para ajudar.

 Servidores de outras instituições mandaram mensagens, tanto para a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, quanto para nós. Há um especialista do Planalto que ofereceu ajuda na restauração. Então houve uma certa mobilização para recuperar tudo  relata Maria Cristina.

Continua após a publicidade

Confira a lista de danos ao acervo do Museu

No Salão Nobre:

Na presidência:

Continua após a publicidade

Plenarinho: